Administrador / [email protected]
Publicado em 21 de agosto de 2024 às 10:00
As inscrições estão abertas para as oficinas de roteiro e direção cinematográfica do projeto “No Final da Rua”, da ULI Produções, produtora artística e cultural de Guarapari. As aulas são presenciais e acontecerão nos dias 4, 5 e 6 de setembro, na EEEM Dr. Silva Mello, mais conhecida como Escola do Futuro. O ministrante é o ator, compositor, dramaturgo e roteirista Luciano Santiago.
O idealizador do projeto, Ulisses Nogueira, explica que a ideia surgiu de parcerias anteriores com o multiartista Santiago. "Vimos uma oportunidade de escrita e elaboração de um projeto para o desenvolvimento de um roteiro para um longa-metragem ficcional, via Lei Paulo Gustavo de Guarapari. Nesse sentido, propusemos como contrapartida as duas oficinas: uma de escrita livre de roteiro e outra de direção cinematográfica".
O projeto tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento e às técnicas cinematográficas, promovendo o desenvolvimento criativo e pessoal dos participantes. “As vagas ficarão abertas até completarmos as 50 vagas disponíveis, 25 para cada oficina. O único critério para participação é ter idade mínima de 14 anos. Teremos intérprete de Libras durante todo o período das oficinas, garantindo a inclusão ”, explicou Ulisses.
Na oficina livre de roteiro cinematográfico os participantes serão introduzidos às principais técnicas de desenvolvimento de personagens, estrutura narrativa e diálogos, além de exercícios práticos que irão estimular a criatividade e a capacidade de contar histórias de forma envolvente. Já na oficina de direção cinematográfica os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a linguagem cinematográfica, técnicas de enquadramento, movimentação de câmera e direção de atores.
Para Ulisses, a escolha de Santiago para ministrar as oficinas foi estratégica: "Ao longo dos meus 27 anos de carreira, vi a evolução do setor cultural, que exige cada vez mais profissionais com alta qualificação e competência. Santiago é um desses profissionais, com 30 anos de experiência".
Para ele, essas oficinas podem ser um ponto de partida para o desenvolvimento de novos talentos na cidade: "Guarapari é conhecida por suas praias e paisagens, mas ela tem muito mais a mostrar. Nela habitam muitos talentos escondidos, esperando uma oportunidade para se desenvolverem. Essas oficinas podem ser o início de uma futura profissão."
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta