Administrador / [email protected]
Publicado em 30 de maio de 2023 às 15:23
A partir desta sexta-feira (2), grandes artistas nacionais e internacionais chegam à Região Serrana do Espírito Santo para a 10ª edição do Festival Internacional de Jazz e Bossa Nova de Santa Teresa, o Santa Jazz. Até domingo (4), nomes como Roberto Menescal, Fábio Lepore, Stanley Jordan e Indiana Nomma se apresentam em um dos dois palcos do evento.
Um dos destaques da programação é o coletivo Jahzz que se apresentará pela primeira vez no Festival e levará o musicista João Donato para o palco, na noite de sábado (3). Conhecidos por misturarem o jazz a estilos como o reggae, bossa e o Dub (gênero de música eletrônica), o coletivo promete tocar músicas clássicas da história do pioneiro da Bossa Nova, como "Cala Boca Menino", "A Rã", "Emoriô" e "Bananeira".
"João Donato é um ídolo da história da música brasileira. Quando temos um show assim, pela primeira vez ao lado dele, a gente olha para quando começamos o projeto e, então, temos certeza de que essa escolha foi acertada. Acredito que cada músico do coletivo pensa assim. Afinal, a gente vai tocar com um gênio significante para o mundo da música e para o Tom Jobim. Imagina como ficamos...", disse Jahfa, um dos fundadores do coletivo.
"Quando o João aceitou nosso convite, o primeiro pensamento foi preparar o palco para que ele se divertisse, ficasse à vontade para tocar, improvisar nas harmonias. O jazz, a bossa... Esse universo envolve encontros, conversas, sorrisos, diversões. É como planejamos: bater um papo com o João e com o público por meio da música. E, claro, a releitura de músicas brasileiras na mistura do jazz e do reggae faz parte dos nossos projetos", completou Gabriel Ruy.
O Santa Jazz é dividido em dois palcos, no Parque de Exposições da cidade. O Palco Colibri receberá performances de estudantes e professores da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). O Palco Imigrante, por sua vez, recebe as apresentações nacionais e internacionais.
Com abertura oficial às 20h, as performances de sexta (2) começam no Palco Colibri com o Quarteto Colibri. Já no Palco Imigrante são os norte-americanos Alabama Mike & Simi Brothers e Stanley Jordan que tomam conta da programação. A primeira noite se encerra com os brasileiros Armandinho & Chico Chagas.
No sábado (3), a programação diurna será gratuita. Das 11h às 15h, será possível apreciar o som de Ravi & Victor Polo, no Palco Colibri, e dos brasileiros Naipe de 3, Flavio Venturini e Baobab Trio com Nivaldo Ornelas e Marcelo Coelho, no Palco Imigrante, sem pagar entrada.
A partir das 20h, porém, será necessário apresentar ingresso (à venda na internet) para assistir às apresentações do Quinteto Pentágono, no Palco Colibri, e de Toninho Horta com a Orquestra Popular de Câmara da Fames, Jahzz e João Donato e os holandeses The Jig, no Palco Imigrante.
No domingo (4), último dia do evento, os portões voltam a se abrir às 11h e toda a programação poderá ser assistida de forma gratuita. Aline Maria & Victor Paulo e o Choro Acadêmico da Fames assumem o Palco Colibri. A hondurenha Indiana Nomma, o brasileiro Roberto Menescal e o italiano Fabio Lepore são os responsáveis por fecharem o festival com chave de ouro.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta