Série infantil capixaba "OOPA! Olha O Passarinho" propõe reconexão das crianças com a natureza. Crédito: Lucas Aboudib
Guiados pela "passarinha" Laranjinha, uma sabiá-laranjeira, três amigos viajam em uma cabana mágica por diferentes biomas brasileiros para conhecer espécies de pássaros.
Essa é a trama da série infantil capixaba "OOPA! Olha o Passarinho", atualmente em fase de gravação. A data de estreia, ou mesmo a plataforma em que a atração será exibida, devem ser definidas a partir de março.
Derivada do curta-metragem "O Passarinho Menino", a série é inspirada na Oficina de Pássaros do Cine.Ema – Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo. Na oficina, crianças – sob supervisão – fazem um tour com binóculos e câmeras pela mata conhecendo aves nativas. A cada observação ou canto ouvido, elas catalogam num caderno as percepções que tiveram.
Assim, ao longo dos 26 episódios previstos para o programa, Leozinho, Manu e Gil usam binóculos, câmeras e aparelhos de som – feitos a partir de materiais recicláveis – para observar e ouvir novas espécies, apresentadas na série por meio de animações.
"OOPA! Olha o Passarinho" busca resgatar a conexão das crianças com o meio ambiente. Para a diretora, Ursula Dart, este é o principal objetivo da obra."É sobre cuidar da natureza, pensar sobre ela e, de fato, incorporar esses cuidados nas nossas vidas. É entender que fazemos parte de um meio ambiente. A gente quer que as crianças cresçam em um novo lugar", disse.
A inspiração para o cenário, os figurinos e os objetos é o famoso "Castelo Rá-Tim-Bum", série televisiva infantil de 1994. O estúdio onde foi montado o cenário fica no Centro Cultural Carmélia, em Vitória, fruto de uma parceria com a TV Educativa.
CENÁRIOS
Diretora de arte, Joyce Castello conta que todo o cenário e objetos foram construídos com materiais sustentáveis e que também trazem aspectos lúdicos, como cores e texturas.
"São valores que trouxemos para a série, que compõem também o cenário e os objetos. As crianças manipulam o tempo todo câmeras, binóculos, aparelhos de som, todos feitos com descartáveis e colagens, sempre trazendo o lúdico. Esses valores são super importantes para essas crianças", explicou.
Série infantil capixaba "OOPA! Olha O Passarinho" propõe reconexão das crianças com a natureza
ESTREIA NO AUDIOVISUAL INFANTIL
O elenco da produção é formado por Calebe Fagundes Capistrano (como Leozinho), Yasmin Costa (como Gil), Clarice Novaes (como Manu) e Mariana Teixeira (como Laranjinha).
"É meu primeiro trabalho na ficção com crianças, depois do curta 'O Passarinho Menino!', tipo um episódio 0 da série e contou com o mesmo elenco. Está sendo bem bacana! A cada gravação, as crianças entendem mais nossos métodos e a gente vai enriquecendo ainda mais a série! Estou amando tê-los comigo!”, explicou a diretora Ursula Dart.
Essa também é a estreia dos pequenos atuando frente às câmeras. "Gosto muito de estar aqui! É minha primeira vez atuando e acho tudo muito legal. A minha personagem, Manu, é bem colorida, tem um estilo muito legal e sabe como aproveitar a infância. É isso que eu gosto na minha personagem", relata a atriz-mirim Clarice Novaes, de 9 anos.
"Acho que esse trabalho na série com a minha personagem, Gil, me ajuda muito, principalmente a estar pronta para o próximo desafio", opinou a também estreante Yasmin Costa, de 10 anos.
Para o único menino do grupo, Calebe Fagundes Capistrano, de 10 anos, a série ensina às crianças sobre a importância de cuidar da natureza. "As pessoas aprendem que é sempre bom cuidar da natureza e amar os animais. Me identifico muito com meu personagem Leozinho, porque ele é um pouco na dele e gosta muito dos animais. Eu até tenho uma gata", contou.
Com informações da assessoria de imprensa
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível