Administrador / [email protected]
Publicado em 16 de março de 2022 às 11:11
Os acordes de sua potente guitarra encantam o mundo. Afinal, são 40 anos de uma carreira irretocável, seja como instrumentista, arranjador ou produtor musical. Parcerias no Brasil, foram inúmeras, com pessoas de alta patente como Djavan, Cazuza, Flávio Venturini, Marina Lima, Caetano Veloso, Gal Costa, Leo Gandelman, Ed Motta e Sidney Magal - sendo um dos autores da música "Me Chama Que Eu Vou", um dos hits do cantor.
Sucesso nos EUA - "Ocean Way" ficou nos primeiros lugares nas rádios FMs na faixa "adult contemporary" durante seis messes - e no Japão - os CDs "Estação Paraíso" ("Paradise Station") e "Atelier" ("Last Look") ganharam boa repercussão -, Torcuato Mariano traz seu talento para Vitória, como sendo uma das atrações mais esperadas do Marien Calixte Jazz Music Festival, que acontece sexta (18) e sábado (19), no Parque Pedra da Cebola, em Vitória.
Os ingressos para as apresentações presenciais (cerca de 400 por dia) estão esgotados, mas o público pode conferir a programação pelo canal do YouTube, gratuitamente, no conforto do seu lar. Entre as atrações, só "biscoito fino", como Amaro Freitas Trio; Esdras Nogueira e Grupo; Camerata Jovem Vale Música dividindo o palco com Ricardo Herz e Pedro Ito; Thaysa Pizzolato; Chico Chagas; Malê Dixieland; e o duo chileno Madela.
Além disso, o próprio Torcuato Mariano ministrará uma masterclass gratuita nesta sexta (18), a partir das 14h, no Palácio Sônia Cabral (Centro de Vitória), com o tema "Produção Sobre o Enfoque da Guitarra". A aula é gratuita, com inscrições podendo ser feitas pela internet. No sábado (19), no mesmo horário e local, acontece a aula "Vivendo de Música Instrumental", com Esdras Nogueira, com inscrições também podendo ser feitas pelo site Sympla.
Voltando ao espetáculo, Mariano, que é argentino, mas mora no Brasil desde o final da década de 1970, apresenta um apanhado de seus seis álbuns, especialmente "Escola Brasileira", feito em comemoração aos 40 anos de carreira, além de prestar homenagens a alguns músicos que influenciaram sua trajetória, sempre passeando pelo Blues, Jazz, Rock e a MPB. O guitarrista terá o acompanhamento de Felipe Alves, na bateria, Arthur de Palla, no baixo, e David Feldman, nos teclados.
"O show vai ser um passeio por um pouquinho dos seis álbuns que fiz, contando parte da minha história", destacou Torcuato Mariano, em bate-papo com "HZ" para falar da apresentação.
Durante a conversa, o artista detalhou seu processo criativo, o sucesso no exterior e o premiado trabalho como produtor musical do "The Voice Brasil", da Rede Globo, onde atua desde 2012, chegando a ser indicado ao Emmy em 2018, por seus arranjos no "The Voice Kids".
Isso mesmo! O show vai ser um passeio por um pouquinho dos seis álbuns que fiz, contando parte da minha história. Não deixo de prestar homenagens a meus ídolos guitarristas, especialmente os de Blues e rock, como Jeff Beck (britânico que tocou em bandas ícones dos anos 1960, como The Yardbirds) e Jimi Hendrix (que dispensa apresentações), até porque estou em um momento muito Blues (risos), onde tenho focado mais minha carreira nesses últimos três anos. Lógico que "Escola Brasileira" também estará no cardápio, especialmente resgatando esses 40 anos de trabalho.
Conheço sua importância, especialmente porque Marien é citado por vários amigos de Vitória. Teve uma relevância muito grande como jornalista, além da forte ligação com a cultura musical.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta