Vale Música realiza em Vitória concerto gratuito em tributo a Piazzolla

Camerata Jovem Vale Música recebe violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) em noite de homenagem ao músico argentino

Camerata Jovem Vale Música

Camerata Jovem Vale Música homenageia músico argentino Astor Piazzolla. Crédito: Divulgação

A Camerata Jovem Vale Música se prepara para uma noite memorável ao receber a talentosa violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Priscila Rato, para o concerto “Tributo a Piazzolla”. O evento, que homenageia o renomado compositor e bandoneonista argentino Astor Piazzolla, ocorrerá na próxima quarta-feira (29), às 20h, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.

O concerto oferece entrada gratuita. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo. Sob a regência do maestro Lucas Anizio e com a participação especial da Orquestra Jovem Vale Música, o concerto promete revisitar as obras-primas do “revolucionário do tango”.

“O tango de Piazzolla revolucionou a música latino-americana. Uma prova disso é que até hoje é possível ouvi-la em todas as partes do mundo, por meio de orquestras, cameratas, trios e quartetos”

“O tango de Piazzolla revolucionou a música latino-americana. Uma prova disso é que até hoje é possível ouvi-la em todas as partes do mundo, por meio de orquestras, cameratas, trios e quartetos”

Maestro Lucas Anizio

SOLISTA PRISCILA RATO

Para abrilhantar o espetáculo, a Camerata Jovem Vale Música contará com o talento da violinista Priscila Rato. Reconhecida no cenário da música de concerto no Brasil, Priscila Rato atuou como solista nas principais orquestras do país e atualmente é spalla da OSB e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Violinista Priscila Rato da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)

Violinista Priscila Rato é estudiosa da obra de Piazzolla. Crédito: Lucas Lima

Estudiosa da obra de Piazzolla, Priscila Rato compartilha sua expectativa para o concerto: “Estou extremamente feliz por tocar as ‘Quatro Estações Portenhas’ de Piazzolla com os alunos do Vale Música. Piazzolla exprime todo o seu amor ao tango em cada estação. O público vai reconhecer, em algumas citações, vários temas das estações de Vivaldi no decorrer da música. Mas sem perder o caráter forte do tango”, disse.

Priscila Rato destaca a fusão entre a música de concerto e a música popular argentina nas composições de Piazzolla: “A música dele é cheia de contrastes e traz uma perfeita fusão entre delicadeza e energia. Como sul-americana, acho que toca diretamente a alma da gente, como se fizesse parte do nosso DNA musical. E como intérprete, sinto essa conexão diferente”, completou.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cultura Música UFES Vale SA Teatro da Ufes
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível