Camerata Jovem Vale Música homenageia músico argentino Astor Piazzolla. Crédito: Divulgação
A Camerata Jovem Vale Música se prepara para uma noite memorável ao receber a talentosa violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Priscila Rato, para o concerto “Tributo a Piazzolla”. O evento, que homenageia o renomado compositor e bandoneonista argentino Astor Piazzolla, ocorrerá na próxima quarta-feira (29), às 20h, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.
O concerto oferece entrada gratuita. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo. Sob a regência do maestro Lucas Anizio e com a participação especial da Orquestra Jovem Vale Música, o concerto promete revisitar as obras-primas do “revolucionário do tango”.
“O tango de Piazzolla revolucionou a música latino-americana. Uma prova disso é que até hoje é possível ouvi-la em todas as partes do mundo, por meio de orquestras, cameratas, trios e quartetos”
Maestro Lucas Anizio
SOLISTA PRISCILA RATO
Para abrilhantar o espetáculo, a Camerata Jovem Vale Música contará com o talento da violinista Priscila Rato. Reconhecida no cenário da música de concerto no Brasil, Priscila Rato atuou como solista nas principais orquestras do país e atualmente é spalla da OSB e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Violinista Priscila Rato é estudiosa da obra de Piazzolla. Crédito: Lucas Lima
Estudiosa da obra de Piazzolla, Priscila Rato compartilha sua expectativa para o concerto: “Estou extremamente feliz por tocar as ‘Quatro Estações Portenhas’ de Piazzolla com os alunos do Vale Música. Piazzolla exprime todo o seu amor ao tango em cada estação. O público vai reconhecer, em algumas citações, vários temas das estações de Vivaldi no decorrer da música. Mas sem perder o caráter forte do tango”, disse.
Priscila Rato destaca a fusão entre a música de concerto e a música popular argentina nas composições de Piazzolla: “A música dele é cheia de contrastes e traz uma perfeita fusão entre delicadeza e energia. Como sul-americana, acho que toca diretamente a alma da gente, como se fizesse parte do nosso DNA musical. E como intérprete, sinto essa conexão diferente”, completou.
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível