Administrador / [email protected]
Publicado em 21 de maio de 2024 às 11:31
O Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, localizado na Praça Duque de Caxias, em Vila Velha, vai, finalmente, passar pela tão aguardada reforma. Fechado desde 2019, o início das obras está previsto para junho, com um investimento de R$ 3.167.735,18, conforme anunciado pelo prefeito Arnaldinho Borgo. O anúncio oficial será feito durante as comemorações de 489 anos de Vila Velha, nesta semana.
A Secretária de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha, Menara Cavalcante, explicou que o tempo em que o Teatro permaneceu fechado agravou a deterioração da construção, resultando em sérios problemas estruturais. "O projeto de reforma original, criado em 2019, visava adequar o edifício às normas de acessibilidade e do Corpo de Bombeiros, além de realizar manutenções corretivas pontuais. Contudo, os anos de fechamento intensificaram a deterioração, gerando problemas estruturais significativos", disse.
Construído em 1960, o teatro possui uma área de 1.700 m² e capacidade para 350 pessoas. A reforma incluirá a requalificação da cobertura, das fachadas e dos sistemas de iluminação, além de resolver problemas estruturais que levaram ao seu fechamento.
Em 2019, o teatro foi fechado devido a infiltrações, vazamentos e risco de queda do teto, situação que se agravou durante uma tentativa de reforma entre outubro de 2021 e junho de 2022. Naquela ocasião, as obras foram interrompidas após o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) identificar danos não previstos no contrato. Agora, a prefeitura de Vila Velha está determinada a garantir que a reforma não enfrente os mesmos problemas do passado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta