Administrador / [email protected]
Publicado em 25 de julho de 2022 às 15:07
Templo literário e símbolo da cultura, localizado no Centro Histórico da capital, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim completa, na próxima sexta-feira (29), 81 anos de existência.
Em celebração a data, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e a coordenação da instituição preparam uma programação especial, que incluirá ações do tradicional projeto "Viagem pela Literatura", rodas de leitura, contações de histórias, encontro com escritores e lançamento de livro. Em tempo: as atividades vão até sexta-feira (29) e ocorrem em horários variados.
"São 81 anos desse espaço de formação, desenvolvimento de pessoas, socialização e integração. Muito nos orgulha essa oportunidade de disseminar conhecimento e incentivar a leitura. Essa data, esse marco, jamais poderia passar em branco", afirmou a bibliotecária Elizete Caser.
"A biblioteca Adelpho Poli Monjardim é um dos mais contundentes espaços da Cultura na capital e no Estado. Nosso acervo com mais de 20 mil obras é referência para todo o Espírito Santo. Além de difundir a literatura é lá que abrigamos a história do povo capixaba", completou o secretário municipal da Cultura em exercício, Tiago Benezoli.
Na terça-feira (26), às 9 horas, no Casarão Cerqueira Lima, sede da biblioteca, é hora de o público participar do "Viver o Livro ao Vivo e em Cores", ação do premiado projeto "Viagem pela Literatura".
Na ocasião, o grupo de teatro Campaneli apresenta a peça "A Cigarra e a Formiga", baseada na fábula de Jean de La Fontaine.
Durante a tarde, também no dia 26, a biblioteca sediará, às 15 horas, o Encontro com o Escritor, que traz a autora Noélia Miranda com o tema "A Mulher Negra na Literatura". A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia.
Para quarta-feira (27), estão previstas duas atividades em diferentes locais. Pela manhã, a partir das 9h, o Parque Municipal Pianista Manolo Cabral, localizado em bairro Barro Vermelho, recebe a Contação de Histórias, com a escritora Eliana Zandonade
Na parte da tarde, a partir das 14 horas, a escritora capixaba Lilian Menenguci recebe o público para um Encontro com o Escritor. Na ocasião, a autora fala sobre sua experiência na literatura. Em pauta, seus processos criativos, os desafios e a rotina literária.
Na sequência, também do projeto "Viagem pela Literatura", tem a contação de histórias com o Grupo Chão de Letras, com Alzira Bossois, Eliana Zandonade e Luciana Merçon.
Já na quinta-feira (28), tem lançamento de livro no Casarão Cerqueira Cerqueira Lima. Luciano Máximo e Felícia Scabello lançam a obra "As Sete Vidas". A ocasião contará, ainda, com apresentação musical e com um recital poético. Tudo a partir das 19 horas.
Encerrando a programação, na sexta-feira (29), às 19h30, rola a atividade "Viver o Livro ao Vivo e em Cores", desta vez com o grupo teatral Gota, Pó e Poeira.
A trupe apresenta a peça "Estórias de um Povo de lá", baseada nos contos "A Terceira Margem do Rio", "A Menina de lá" e "As Margens da Alegria", do livro "Primeiras Histórias", de Guimarães Rosa.
(Com informações da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória)
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta