A fachada da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, em Vitória. Crédito: André Sobral/PMV
Templo literário e símbolo da cultura, localizado no Centro Histórico da capital, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim completa, na próxima sexta-feira (29), 81 anos de existência.
Em celebração a data, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e a coordenação da instituição preparam uma programação especial, que incluirá ações do tradicional projeto "Viagem pela Literatura", rodas de leitura, contações de histórias, encontro com escritores e lançamento de livro. Em tempo: as atividades vão até sexta-feira (29) e ocorrem em horários variados.
"São 81 anos desse espaço de formação, desenvolvimento de pessoas, socialização e integração. Muito nos orgulha essa oportunidade de disseminar conhecimento e incentivar a leitura. Essa data, esse marco, jamais poderia passar em branco", afirmou a bibliotecária Elizete Caser.
"A biblioteca Adelpho Poli Monjardim é um dos mais contundentes espaços da Cultura na capital e no Estado. Nosso acervo com mais de 20 mil obras é referência para todo o Espírito Santo. Além de difundir a literatura é lá que abrigamos a história do povo capixaba", completou o secretário municipal da Cultura em exercício, Tiago Benezoli.
"LITERATURA VIVA"
Na terça-feira (26), às 9 horas, no Casarão Cerqueira Lima, sede da biblioteca, é hora de o público participar do "Viver o Livro ao Vivo e em Cores", ação do premiado projeto "Viagem pela Literatura".
Na ocasião, o grupo de teatro Campaneli apresenta a peça "A Cigarra e a Formiga", baseada na fábula de Jean de La Fontaine.
Durante a tarde, também no dia 26, a biblioteca sediará, às 15 horas, o Encontro com o Escritor, que traz a autora Noélia Miranda com o tema "A Mulher Negra na Literatura". A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia.
Para quarta-feira (27), estão previstas duas atividades em diferentes locais. Pela manhã, a partir das 9h, o Parque Municipal Pianista Manolo Cabral, localizado em bairro Barro Vermelho, recebe a Contação de Histórias, com a escritora Eliana Zandonade
Na parte da tarde, a partir das 14 horas, a escritora capixaba Lilian Menenguci recebe o público para um Encontro com o Escritor. Na ocasião, a autora fala sobre sua experiência na literatura. Em pauta, seus processos criativos, os desafios e a rotina literária.
Na sequência, também do projeto "Viagem pela Literatura", tem a contação de histórias com o Grupo Chão de Letras, com Alzira Bossois, Eliana Zandonade e Luciana Merçon.
Já na quinta-feira (28), tem lançamento de livro no Casarão Cerqueira Cerqueira Lima. Luciano Máximo e Felícia Scabello lançam a obra "As Sete Vidas". A ocasião contará, ainda, com apresentação musical e com um recital poético. Tudo a partir das 19 horas.
Encerrando a programação, na sexta-feira (29), às 19h30, rola a atividade "Viver o Livro ao Vivo e em Cores", desta vez com o grupo teatral Gota, Pó e Poeira.
A trupe apresenta a peça "Estórias de um Povo de lá", baseada nos contos "A Terceira Margem do Rio", "A Menina de lá" e "As Margens da Alegria", do livro "Primeiras Histórias", de Guimarães Rosa.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VITÓRIA
- TERÇA (26)
- "Viver o Livro ao Vivo e em Cores", às 9 horas
- Encontro com o Escritor, às 15 horas
- Ambos na sede da biblioteca
- QUARTA (27)
- Contação de Histórias, às 9 horas (no Parque Manolo Cabral)
- Encontro com o Escritor e Contação de histórias, a partir das 14 horas (na sede da biblioteca)
- QUINTA (28)
- Lançamento do livro "As Sete Vidas", com apresentação musical e recital poético a partir das 19 horas (na sede da biblioteca)
- SEXTA (29)
- "Viver o Livro ao Vivo e em Cores", às 19h30 (na sede da biblioteca).
- OS LOCAIS
- Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
- Casarão Cerqueira Lima. Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro Histórico de Vitória
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 17 horas - Mais informações: (27) 3381-6926
- Parque Manolo Cabral
- Acesso pela Rua Chapot Presvot, Praia do Canto, ou Ruas Guilherme Serrano e Nicoleti Madeira, no Barro Vermelho
- Informações: (27) 3315-2754
- Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 5h às 22 horas. Segundas-feiras, das 5h às 9h e das 17h às 22h (no período compreendido entre 9h e 17h, o parque fica fechado para manutenção)
(Com informações da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória)
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível