Administrador / [email protected]
Publicado em 25 de maio de 2022 às 13:48
Atenção apaixonados pela cultura nerd, cosplays e games. A partir desta quinta-feira (26), o Geek Universe chega ao estacionamento externo do Shopping Vitória, com uma programação recheada. Com entrada franca, o evento funcionará das 18h às 23h, na quinta a sexta (27), e das 15h às 23h, no sábado (28) e domingo (29).
Várias atividades vão agitar a capital durante os dias do evento, como desfile de cosplay, X1 de LOL, Mortal Kombat e Street Fighter V. A parte musical fica por conta das bandas Danger Line, Lady Steel, Suzaku e Megazord. Além disso, a programação vai contar com área KPOP, transmissão da Champions League, presença de dubladores e até área kids.
A cosplayer Katheleen Rocha da Silva, de 23 anos, foi a ganhadora do concurso da edição de março do evento. Participando das competições desde 2017, a jovem conta que representar um personagem ajudou muito a trabalhar na questão da timidez.
“Eu comecei a participar dos concursos por volta de 2017, mas meu interesse por cosplay começou em 2015 quando fui no meu primeiro evento de anime. Até hoje é algo que me ajuda com a questão da timidez. É uma experiência bem divertida e gostosa, porque você está ali representando seu personagem preferido”, conta Katheleen.
A veterana em concursos aproveitou para dar uma dica para quem quer dar os primeiros passos nas competições. “Um conselho para quem quer começar a participar é que não é necessário procurar um personagem idêntico a você. Basta se sentir à vontade para interpretar o personagem de sua preferência. O importante é se divertir”, ressalta.
Apesar da diversão - que é o principal -, “HZ” também foi atrás de uma jurada de concursos para entender melhor quais são os quesitos avaliados na competição. De acordo com Pâmela Zardim, existem dois tipos de concursos: desfile e apresentação. Segundo ela, cada um tem seus critérios.
“Existem dois tipos de concurso cosplay, o desfile e a apresentação. O desfile é basicamente quando o cosplay sobe no palco para desfilar. Assim, avaliamos a sua roupa, sapato, peruca e maquiagem. Já na apresentação, nós também avaliamos o figurino, mas essa não é a principal avaliação. Na apresentação nós focamos na interpretação e o lip Sync, que é quando o cosplayer entra no personagem, se está transmitindo a emoção dele”, revela a jurada.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta