O ator Armando Babaioff é o apresentador do 28º Festival de Cinema de Vitória Crédito: Levi Mori/ Acervo IBCA
Cinéfilos de todo Brasil: o 28º Festival de Cinema de Vitória está no ar. Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o Festival segue até domingo (28), em formato on-line e gratuito, sempre às 19 horas, na plataforma InnSaei.TV. Em 2022, o 28º FCV dá continuidade a sua programação, desta vez em formato presencial no Centro Histórico de Vitória. Nesta fase acontecerão as atividades de formação com oficinas e workshops; lançamento de livros, e muito mais.
Em sua etapa on-line, o 28º Festival de Cinema de Vitória irá exibir 95 filmes, entre longas e curtas-metragens, distribuídos em 12 mostras e sessões especiais. Os filmes estarão disponíveis por 24 horas a partir da estreia. As produções escolhidas pela Comissão de Seleção, e que compõem as Mostras Competitivas, concorrem ao Troféu Vitória em 32 categorias.
Além disso, o público vai poder conferir debates com os realizadores, além de homenagens a profissionais fundamentais para a produção audiovisual brasileira. Uma verdadeira maratona para os amantes da sétima arte.
Homenageadas
A atriz e diretora Marcélia Cartaxo foi a primeira homenageada, durante a cerimônia de abertura, nesta terça-feira (23). O evento foi apresentado pelo ator Armando Babaioff e contou com participações do secretário de Estado de Cultura, Fabrício Noronha, o diretor presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, e o Gerente de Relações Institucionais da Rede Gazeta, Eduardo Fachetti.
Com mais de 40 anos de carreira, se destacam em sua carreira papeis como a prostituta Laurita, de Madame Satã (2002), de Karim Aïnouz, quando foi escolhida a Melhor Atriz do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro; a sonhadora Pacarrete (2019), do filme homônimo de Allan Deberton; que lhe rendeu o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado e no Festival de Cinema de Vitória; a mãe do protagonista Francisco, no longa-metragem Big Jato (2016), de Cláudio Assis, em que recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Cinema de Brasília.
“Eu estou muito feliz por ser a homenageada por esse festival lindo que é o Festival de Cinema de Vitória. Eu estou recebendo aqui, pelo conjunto da obra, esse troféu lindo que representa todo o Festival de Vitória. Quero agradecer a Lucia Caus. A Paulo Gois, que escreveu e fez todo o apanhado do catálogo e que está lindo. Com todos os filmes que eu fiz, peças de teatro, troféus que eu recebi durante toda a minha carreira, homenagens. Eu também recebi uma jóia muito linda, da Carla Buaiz”
Margarete Taqueti será a segunda homenageada no domingo (28). Diretora, roteirista, pesquisadora, produtora, continuísta, atriz, dramaturga, cineclubista, gestora pública de cultura… essa mineira, natural de Aimorés e radicada em terras capixabas desde a adolescência nos anos 1960, construiu uma trajetória diversa e sempre engajada na luta pela preservação e pela difusão da memória artístico-cultural do Espírito Santo.
"É sempre um desafio e, ao mesmo tempo, um prazer, dar visibilidade para tantos filmes e ver de perto todo o potencial criativo dos realizadores brasileiros. É maravilhoso promover o intercâmbio entre profissionais, e entre o público e os diretores, por meio dos debates. E poder homenagear Marcélia Cartaxo e Margarete Taqueti, além de uma honra, é uma oportunidade de visibilizar a participação feminina na história do cinema brasileiro. Além disso, estamos muito felizes com a produção da etapa presencial do festival em 2022. Tem muita coisa bacana para o próximo ano”, disse a diretora do Festival de Cinema de Vitória, Lucia Caus.
Nesta quarta-feira (24), a programação segue intensa para os apaixonados pela sétima arte. O público vai poder conferir, de forma totalmente on-line e gratuita, o primeiro dia de debates com os realizadores, a segunda sessão da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e da 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, além da 10ª Mostra Corsária e da 4ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental.