Administrador / [email protected]
Publicado em 3 de fevereiro de 2022 às 14:02
A Academia Britânica de Cinema e Televisão anunciou na manhã desta quinta (3) os indicados ao 75° Bafta, principal premiação de cinema distribuída no Reino Unido. "Duna" lidera a lista, que está cheia de surpresas por não contemplar alguns dos nomes mais fortes que tentam uma vaga no Oscar.
O filme de ficção científica dirigido por Denis Villeneuve conquistou 11 indicações, incluindo em Melhor Filme. A principal categoria do prêmio ainda tem "Belfast", de Kenneth Branagh, "Não Olhe para Cima", de Adam McKay, "Licorice Pizza", de Paul Thomas Anderson, e "Ataque dos Cães", de Jane Campion.
Campion e Anderson aparecem ainda na lista de melhor direção, ao lado de Aleem Khan, com "After Love", Ryûsuke Hamaguchi, com "Drive My Car", Audrey Diwan, com "L'Événement", e Julia Ducournau, com "Titane". A seção surpreendeu pela diversidade, ao priorizar diretores estrangeiros em vez de medalhões, como Steven Spielberg.
Entre as ausências notáveis estão "Spencer", filme sobre um ícone da cultura britânica, Lady Di, que não foi lembrado em nenhuma categoria, nem na de atriz, onde tem chances no Oscar, e "Tick, Tick... Boom!", que está cotado para disputar a estatueta hollywoodiana em Melhor Filme e Ator, pelo trabalho de Andrew Garfield.
As categorias de atuação, aliás, frustraram muitas expectativas ao deixar de fora favoritos da temporada que devem aparecer no Oscar, como Nicole Kidman e Olivia Colman, em Atriz, e Denzel Washington, em Ator, em detrimento de rostos menos conhecidos, estrelas de filmes menores.
Também surpreendeu o fato de gente como Leonardo DiCaprio e Lady Gaga conseguirem indicações, ocupando a cota de atores hollywoodianos no lugar de outros trabalhos mais celebrados da temporada.
A cerimônia de entrega do Bafta está marcada para o dia 13 de março e deve acontecer de forma presencial. Veja abaixo os principais indicados e confira a lista completa no site do prêmio.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta