O drama romântico australiano "Uma Nova Paixão" é um dos destaques do festival que será promovido no Cine Jardins em maio Crédito: David Dare Parker
Vitória não vai ficar de fora do Festival Filmelier no Cinema, que está acontecendo em várias cidades do Brasil desde a última quinta-feira (19). As exibições na capital capixaba acontecem de 11 a 17 de maio, no Cine Jardins. A informação foi repassada em primeira-mão a "HZ" pelo programador e gerente da sala, Talmon Júnior.
A mostra pretende exibir filmes inéditos e plurais, com potencial para dialogar com diferentes públicos. Para o Espírito Santo, foram selecionadas 10 produções (confira a lista completa no final da matéria). Os horários das sessões serão divulgados em breve.
O evento contará com títulos que estrearam em festivais internacionais, como Sundance, Locarno, Toronto, Cannes e Veneza, ou seja: a "nata da nata" vai estar presente!
"Enxergamos o festival como uma plataforma para apresentar títulos independentes em salas e cidades fora do circuito tradicional que os receberia, visando atrair novas audiências para os cinemas", diz Fabio Lima, CEO da Sofá Digital, organizadora da mostra.
Entre os destaques, o inusitado (se assim podemos definir) israelense "Meu Vizinho Adolf", exibido no Festival de Locarno. Na trama, um solitário e mal-humorado sobrevivente do Holocausto se convence que seu novo vizinho é nada menos que Adolf Hitler. A direção é de Leon Prudovsky e o elenco traz os talentosos David Hayman e Udo Kier, de "Bacurau".
"O Lugar da Esperança", de Phyllida Lloyd ("Mamma Mia!") é outro longa imperdível. Na trama, uma mãe escapa do marido abusivo para enfrentar um complicado sistema de acolhimento.
Quando decide construir sua própria casa, começa a descobrir que é mais forte e perseverante do que imaginava. O drama é protagonizado por Clare Dunne, em elogiada atuação. A artista chegou a ser premiada no Festival de Berlim de 2022, na categoria Atriz Promissora.
O romantismo revisita outro longa que merece ser conferido,o australiano "Uma Nova Paixão". Presa em um casamento e em uma vida vazia, uma mulher (Kelly Macdonald) se entrega a um intenso romance com um músico (o galã Garrett Hedlund). O longa é dirigido por Gregor Jordan ("Guerreiros Buffalo") e conta com belas imagens do litoral da Austrália.
"Um dos pontos interessantes da mostra é que ela traz filmes mais leves em um ano em que o cinema tem apresentado longas muito densos (vide "A Baleia", que deu o Oscar a Brendan Fraser). Essa leveza também cai bem num contexto político-social de um país que passou pela pandemia, com pessoas exaustas de notícias ruins. Queríamos trazer projetos que possuíssem um caráter de lazer e de diversão. São temas ligados a romance e a relacionamentos positivos", complementa Talmon Júnior.
CONFIRA OS FILMES SELECIONADOS PARA O FESTIVAL FILMELIER NO CINEMA
Três Mulheres - Uma Esperança (Lost Transport)
Na primavera de 1945, um trem deportando centenas de prisioneiros judeus fica preso perto de uma pequena vila alemã ocupada pelo Exército Vermelho. Surge, então, uma amizade inesperada entre a atiradora russa Vera (Eugénie Anselin), a garota da cidade Winnie (Anna Bachmann) e a mulher judia-holandesa Simone (Hanna van Vliet). Dirigido por Saskia Diesing
Meu Vizinho Adolf (My Neighbor Adolf)
Um solitário e mal-humorado sobrevivente do Holocausto convence-se de que o seu novo vizinho é nada menos que Adolf Hitler. Dirigido por Leon Prudovsky e estrelado por Udo Kier ("Bacurau", "Hunters")
Além do Tempo (Zee Van Tijd)
Ambientado nos anos 1980, a história acompanha Lucas e Johanna, um casal apaixonado que, após um terrível acidente durante uma viagem de veleiro pelo Atlântico, acabam separados. Após trinta e cinco anos, eles se reencontram. Dirigido por Theu Boermans, o longa é baseado em uma história real e venceu, em 2021, o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Milão
Tesla: O Homem Elétrico (Tesla)
Inspirado na história real do celebrado inventor e cientista Nikola Tesla, o longa mostra o convívio de Tesla com Thomas Edison e a filha de J.P. Morgan, Anne, e seus avanços na transmissão de luz e energia elétrica. Dirigido por Michael Almereyda e protagonizado por Ethan Hawke. Filme vencedor do Prêmio Alfred Sloan, no Festival de Sundance, em 2020
Uma Nova Paixão (Dirt Music)
Presa em um casamento e uma vida vazia, uma mulher casada, Georgie (Kelly Macdonald), se entrega a um intenso romance com o músico Lu (Garrett Hedlund). Dirigido por Gregor Jordan, o drama é baseado em um best-seller australiano e é dos mesmos produtores de “Educação” e “Brooklyn”
O Lugar da Esperança (Herself)
Nesta poderosa história de esperança, uma jovem mãe escapa do marido abusivo para enfrentar um complicado sistema de acolhimento. Quando decide construir sua própria casa, ela começa a descobrir sua própria força. Dirigido por Phyllida Lloyd, de Mamma Mia!, o drama é protagonizado por Clare Dunne (premiada no Festival de Berlim de 2022 na categoria “Atriz Promissora”)
O Falsificador (Der Passfälscher)
Ambientada em Berlim, nos anos 1940, a trama acompanha Cioma Schönhaus (Louis Hofmann, de "Dark"), um jovem judeu que começa a falsificar identidades durante a guerra para salvar a vida dele e a de outros. Dirigido por Maggie Peren
Os Filhos dos Outros (Les enfants des autres)
Quando a professora Rachel (Virginie Efira, de "Benedetta" - vencedora do prêmio de Melhor Atriz pelo filme no Lumiere Awards de 2023) conhece o seu namorado, ela não imagina que entrará também em sua vida a pequena Leila, filha dele. As duas criam um profundo laço e a relação delas desperta em Rachel um já esquecido desejo pela maternidade. Dirigido por Rebecca Zlotowski
Querida Zoe (Dear Zoe)
Quando Tess (Sadie Pink, de “Stranger Things” e “A Baleia”) sofre uma terrível perda em sua família, ela se aproxima de seu pai biológico e encontra nele um inesperado apoio. O drama “coming of age” é dirigido por Gren Wells
A Noite do Dia 12 (La nuit du 12)
Vencedor de seis prêmios César em 2023, incluindo “Melhor Filme”, a comédia dramática acompanha Yohan (Bastien Bouillon), uma investigadora que se vê obcecada por um estranho caso de assassinato. Dirigido por Dominik Moll