Redes Sociais

Dia da Consciência Negra: 10 filmes no streaming para assistir na data

HZ traz uma lista de obras com histórias importantes, que ajudam a refletir sobre a importância da visibilidade e potência criativa, intelectual e social da população negra

Publicado em 20 de novembro de 2021 às 10:04

Dia da Consciência Negra: 10 filmes no streaming para assistir na data
Dia da Consciência Negra: 10 filmes no streaming para assistir na data Crédito: Montagem/A Gazeta

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. Apesar de ter sido instituída nacionalmente em 2003, estados como Bahia e Rio Grande do Sul já celebravam a data para refletir sobre o espaço do negro na sociedade e as lutas diárias contra o racismo. A escolha do dia é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

No Entretenimento, a luta por protagonismo segue em alta. Mesmo com os avanços após protestos  - como o realizado por atores e diretores no Oscar, em 2015 - , o mercado cinematográfico ainda continua desigual quando o assunto é o papel do negro nas produções. Porém, o movimento ajudou as produtoras enxergarem a importância da visibilidade e potência criativa, intelectual e social da população negra.

Pensando nisso, HZ traz uma lista de 10 filmes com boas histórias sobre a luta ou protagonizados por atores e atrizes negros em títulos de diferentes gêneros para serem vistos neste mês nas plataformas de streaming.

  • O Silêncio da Chuva - Disponível no Globoplay, Google Play, Apple TV, YouTube e Now

    O thriller narra a saga do delegado Espinosa (Lázaro Ramos) e da investigadora Daia (Thalita Carauta) em solucionar o mistério que envolve a morte do executivo Ricardo (Guilherme Fontes), que é encontrado baleado sentado ao volante de seu carro, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. A primeira atitude da dupla é procurar pela viúva, Bia (Cláudia Abreu). Tudo se complica quando ocorre outro assassinato e pessoas envolvidas no caso começam a sumir. O longa-metragem, dirigido por Daniel Filho, é inspirado no primeiro romance policial do escritor Luiz Alfredo Garcia-Roza. Com roteiro de Lusa Silvestre (“Estômago”, “O Roubo da Taça” e “A Glória e a Graça”), produção da Lereby, coprodução da Globo Filmes, “O Silêncio da Chuva” tem a distribuição da Elo Company.

  • 12 Anos de Escravidão - Disponível no Star+

    No ano de 1841, Solomon Northup, um cidadão de Nova York, livre e bem-sucedido, é raptado e vendido como escravo. Com sua identidade e dignidade arrancadas à força, Northup é comprado pelo impiedoso proprietário de fazendas Edwin Epps e precisa encontrar forças dentro de si para sobreviver.

  • Rainha de Katwe - Disponível no Disney+

    Phiona Mutesi é uma jovem da Uganda que faz de tudo para alcançar o seu objetivo de se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo.

  • Doutor Gama - Disponível no Globoplay

    Com direção de Jeferson De, “Doutor Gama” é baseado na biografia de Luiz Gama, um dos personagens mais importantes da história brasileira, homem negro que utilizou as leis e os tribunais para libertar mais de 500 pessoas escravizadas. Nascido de ventre livre, Gama foi vendido como escravo aos 10 anos de idade para pagar dívidas de jogo de seu pai. Mesmo como escravo, se alfabetizou, estudou e conquistou sua própria liberdade, se tornando um dos mais respeitados advogados de sua época. Um abolicionista e republicano que inspirou um país inteiro. O longa, distribuído pela Elo, acompanha três fases de Luiz Gama, interpretado por Pedro Guilherme na infância, Angelo Fernandes na juventude e César Mello na vida adulta. “Doutor Gama” tem coprodução da Globo Filmes e Paranoid e produção associada da Buda Filmes.

  • Mussum - Um Filme do Cacildis - Disponível na Vivo Play e Now

    O documentário conta a trajetória do músico e comediante Mussum. Primeiro como vocalista do grupo Os Originais do Samba e depois no cinema e na TV como integrante d’Os Trapalhões, grupo que revolucionou a forma de fazer humor na teledramaturgia brasileira. De forma irreverente e com estética gráfica inovadora, o filme revela ao grande público quem foi esse artista que brilhou por todas as áreas das artes brasileiras e que continua presente até hoje como um ícone pop nas redes sociais, em camisetas e em campanhas publicitárias. Com direção de Susanna Lira, “Mussum - Uma História do Cacildis” tem a produção do Operante Produções e distribuição Elo Company.

  • Histórias Cruzadas - Disponível no Star+

    Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte.

  • A Cor da Amizade - Disponível no Disney+

    Duas garotas com origens diferentes se unem e mudam a vida uma da outra. Mahree, uma garota vivendo na África do Sul do apartheid, e Piper, a filha de um congressista de Washington, D.C., têm de passar um semestre juntas na casa de Piper. Após perceberem que seus preconceitos mútuos eram fortes, elas têm de enfrentar suas suposições e aprender a verdadeira cor da amizade.

    Cartaz do filme "A Cor da Amizade", da Disney
  • Cabeça de Nêgo - Disponível no Globoplay

    Aclamado pelo público e pela crítica em festivais, o filme cearense ‘Cabeça de Nêgo’ traz em sua narrativa um manifesto contra o racismo e a precariedade do sistema educacional no Brasil. Dirigido e roteirizado por Déo Cardoso, o longa chega em 20 de novembro exclusivamente no Globoplay e foi inspirado no movimento de ocupação de escolas ocorrido em São Paulo, em 2015. ‘Cabeça de Nêgo’ conta a história de Saulo, um jovem engajado em impor mudanças em sua escola e que tem como principal referência os Panteras Negras - partido político dos EUA que tinha como foco principal a defesa da comunidade afro-americana. Após ser alvo de racismo e reagir ao insulto, ele é expulso, mas se recusa a deixar as dependências do colégio até que a justiça seja feita. O ato dá início a uma grande mobilização coletiva.

  • Duelo de Titãs - Disponível no Disney+

    A história do recém-contratado treinador de futebol afro-americano e seu time do ensino médio na primeira temporada como uma unidade racialmente integrada nos anos 1970 na Virgínia, EUA.

  • Café com Canela - Disponível no Amazon Prime Video, Now e Vivo Play

    No recôncavo da Bahia, Margarida vive em São Félix, isolada pela dor da perda do filho. Violeta segue a vida em Cachoeira, entre adversidades do dia a dia e traumas do passado. Quando Violeta reencontra Margarida inicia-se um processo de transformação, marcado por visitas, faxinas e cafés com canela, capazes de despertar novos amigos e antigos amores. Distribuído pela Elo Company e com direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio, o filme conta com a produção da Rosza Filmes.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação