Administrador / [email protected]
Publicado em 9 de agosto de 2022 às 08:00
Após receber 420 inscrições de projetos todo o Brasil, a mostra de cinema do Movimento Cidade - um dos braços do evento multicultural - segue a todo o vapor. No total, 29 filmes, oriundos de 12 estados, estão sendo exibidos gratuitamente no site do festival até 17 de agosto.
Além da projeção em formato on-line, os filmes serão apresentados no Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, em Vitória, nos dias 19, 20 e 21 de agosto, como parte da programação do Festival MC.
A partir desta quarta-feira (10), o público poderá votar em seu curta-metragem favorito pela internet. Os preferidos receberão prêmios em dinheiro, que chegam a R$ 14 mil.
Os projetos audiovisuais selecionados pelo Movimento Cidade estão divididos em quatro mostras. Repleto de experimentos estéticos, a Movimento Cidade, por exemplo, apresenta demandas sociais do Brasil, com vídeos de artistas capixabas e dos estados de Sergipe, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Com uma programação de diversidade temática e estética, a mostra apresenta de videodanças a documentários, abordando temas como redução das desigualdades sociais, cidades de comunidades sustentáveis e igualdade de gênero.
A Mostra Cidade Pedal, por sua vez, é voltada para a sustentabilidade. Abordando temas como o trabalho e crescimento econômico, vida terrestre, consumo e produção responsáveis, além de igualdade de gênero, a seção recebe produções do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Amazonas e Santa Catarina.
Inovando no jeito de contar histórias e narrativas audiovisuais, a Mostra Arte apresenta ao espectador uma visão crítica e inovadora sobre as cidades, com obras híbridas de documentário e videoarte, animação, ficção e experimentais. Ao todo, são seis obras dos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Por sua vez, a Mostra Mulheres - inédita no Festival MC - traz seis videoclipes protagonizados ou realizados por mulheres negras. Abaixo, "HZ" lista todos os filmes exibidos no evento.
O Festival MC, que, em 2022, entra em sua 4ª edição, acontece presencialmente entre os dias 19 e 21 de agosto, no Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, com entrada franca. Além de cinema, o evento ainda conta com música (da melhor qualidade), oficinas e bate-papos, sempre tendo como foco a ocupação sustentável das cidades.
Entre as atrações musicais, destaques para Emicida, Budah, Cesar MC, Majur, Rachel Reis, Bixarte, FBC & Vhoor, Totô de Babalong e Alinne Garruth.
Ainda restam poucos ingressos para as apresentações de 21 de agosto. Os bilhetes podem ser retirados pela internet, sendo dois por CPF.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta