Foto de Jeffrey Dahmer em 1982, preso por atentato ao pudor: série da Netflix conta os crimes do Canibal de Milwaukee. Crédito: Acervo do Departamento de Polícia de Milwaukee
Desde que a série "Dahmer: Um Canibal Americano", a mais nova bola dentro de Ryan Murphy ("American Horror Story"), chegou a Netflix, o serial killer Jeffrey Dahmer virou o assunto do momento.
Vivido com maestria por Evan Peters na ficção, o psicopata - que entre 1978 e 1991 matou 17 homens e garotos de forma brutal, incluindo práticas como canibalismo e necrofilia, nos estados norte-americanos de Wisconsin e Ohio -, está levantando discussões acaloradas, fruto do crescente fascínio por programas que dissecam crimes verdadeiros, chamados "true crimes".
Polêmicas à parte, se você gostou da obra da Netflix e quer saber mais sobre o "Canibal de Milwaukee", "HZ" listou filmes e documentários que retratam a vida do psicopata.
-
01
CONVERSANDO COM UM SERIAL KILLER: O CANIBAL DE MILWAUKEE (2022)
Surfando no sucesso de "Dahmer: Um Canibal Americano", a Netflix lança na próxima sexta (7) esta série documental dirigida por Joe Berlinger. Dividida em três partes, o programa tenta explorar a mente de Jeffrey Dahmer por meio de fitas gravadas e da opinião de sua equipe jurídica. A minissérie faz parte da coleção "true crime" da Netflix "Conversando com um Serial Killer", que conta com os programas "Conversations with a Killer: The Ted Bundy Tapes" e "Conversations with a Killer: The John Wayne Gacy Tapes".
-
02
O DESPERTAR DE UM ASSASSINO (2017)
Protagonizado pelo ex astro da Disney Ross Lynch, "O Despertar de um Assassino" é uma versão um pouco light (se existe essa possibilidade) da história de Jeffrey. A direção é de Marc Meyers, o mesmo de "Infidelidade" (2016). Na trama, anos antes de ficar conhecido mundialmente como um assassino em série, Dahmer é mostrado como um adolescente tímido e solitário. Lidando com problemas familiares e a pressão do ensino médio, ele vai, gradualmente, se transformando em um dos maiores psicopatas dos EUA. Em tempo: é baseado na graphic novel de John Backderf, que era amigo de Dahmer. Pode ser visto em alguns links no YouTube
-
03
DAHMER - O CANIBAL DE MILWAUKEE (1993)
Esse é do baú! Uma das primeiras produções a tocar no assunto Jeffrey Dahmer, o filme de 1993 foi desenvolvido um ano antes da morte do criminoso. Estrelado por Carl Crew, um ator em ascensão nos anos 1990, o título é extremamente violento, com ares de gore e cara de filme B, tanto que é cultuado por fãs do gênero horror. O longa faz uma releitura dramatizada dos assassinatos de Dahmer, sem se aprofundar em questões sociais. Pode ser visto em alguns links no YouTube
-
04
DAHMER (2022)
Dirigido por David Jacobson, o longa traz Jeremy Renner, o Guardião Arqueiro da Marvel, em um de seus primeiros papeis de destaque. O filme em si não traz novidades sobre o caso e se ressume a relatar os 17 assassinatos do serial killer. Pode ser visto em alguns links no YouTube
-
05
A MENTE DE UM MONSTRO: JEFFREY DAHMER, O CANIBAL (2020)
Documentário dividido em duas partes disponível na Discovery +/Prime Vídeo que traz documentos com depoimentos dados à polícia e ao FBI, entrevistas com parentes e amigos das vítimas do criminoso, além de depoimentos da família de Jeffrey. A ideia é investigar os motivos que levaram Dahmer a se tornar um violento serial killer.
-
06
JEFFREY DAHMER - ASSASSINO CANIBAL (2019)
Podendo ser conferido no Paramount +, a série conta com quatro episódios e mostra as facetas de Jeffrey Dahmer, desde a época de criança problemática até se tornar um assassino canibal. Mesmo com o tema bombástico, o programa televisivo não teve muita repercussão na época do lançamento. A atração mescla cenas documentais com passagens ficcionais.
-
07
DAHMER POR DAHMER: NA MENTE DE UM SERIAL KILLER (2017)
Disponível na Globoplay, a série documental, dividida em dois episódios, mostra especialistas analisando os crimes do assassino, além de trazer uma entrevista exclusiva com Jeffrey Dahmer, dando detalhes de seus assassinatos.
-
08
SERIUAL KILLERS: THE REAL LIFE HANNIBAL LECTERS (2001)
O filme, disponível no YouTube, chama a atenção pela originalidade. O documentário comparou Dahmer, Ted Bundy, John Wayne Gacy e Albert Fish, todos famosos serial killers, ao fictício Hannibal Lector, eternizado nos cinemas por Anthony Hopkins.
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível