Publicado em 12 de dezembro de 2022 às 12:23
Conto de amigos rivais dirigido por Martin McDonagh, "Os Banshees de Inisherin" liderou a lista de indicações dos filmes divulgados hoje para disputar o 80º Globo de Ouro: foram oito. O filme metaverso "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" ficou em segundo lugar, com seis indicações.
Entre os indicados a melhor ator em drama, está Brendan Fraser ("The Whale'), que disse que não comparecerá ao Globo depois de dizer que foi apalpado em 2003 por Philip Berk, membro de longa data da Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA) e ex-presidente da organização.
A lista foi divulgada pela HFPA, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, e a cerimônia acontece em 10 de janeiro, em Los Angeles, com apresentação do comediante Jerrod Carmichael.
Depois de não ter tido transmissão pela televisão, a cerimônia voltará a ser vista - no Brasil, será pelo canal TNT. Isso porque HFPA foi alvo de investigações no último ano. Em fevereiro de 2021, jornal "The Los Angeles Times" publicou uma reportagem denunciando o que foi chamado de "cultura de corrupção" entre os membros da associação. A matéria apurou conflitos éticos e membros votantes "fantasmas". Além disso, denunciou que não havia membros negros e que era comum que os membros aceitassem presentes que poderiam favorecer uma ou outra produção na hora da escolha de indicados ou premiados.
Com a onda de protestos - Tom Cruise chegou a devolver os três prêmios que ganhou na carreira (Melhor Ator por "Jerry Maguire" e "Nascido em 4 de Julho" e o de Melhor Coadjuvante, por "Magnólia") -, a Associação foi obrigada a promover mudanças, incluindo novos membros e anunciando mudanças nas regras.
Mesmo assim, diante da desconfiança ainda presente, a transmissão televisionada da cerimônia do Globo de Ouro foi suspensa pela NBC, à medida que emissoras e estúdios pressionavam a organização e anunciavam boicote caso nada fosse feito em prol de melhorias.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta