"HZ" lista 5 produções para entender o conflito armado entre Rússia e Ucrânia

Entre as dicas, está a premiada série "Chernobyl" (2019) e o elogiado documentário ucraniano indicado ao Oscar da categoria em 2016, "Winter on Fire" (2015)

Cena do documentário ucraniano

Cena do documentário ucraniano "Winter on Fire" (2015), indicado ao Oscar em 2016. Crédito: Netflix

Rivais históricos antes da formação da União Soviética, em rusgas que se intensificaram após a segunda unificação dos ucranianos ao território soviético em 1944, sob o poder de Joseph Stalin, Rússia e Ucrânia estão com relações estremecidas desde 2014, quando russos anexaram a Crimeia, território então pertencente aos ucranianos, uma forte região econômica - com grandes parques industriais e robusta produção de energia - e política - possui um posicionamento estratégico, às margens do Mar Negro.

E a tensão entre os dois países chegou ao limite máximo em 2022. Alegando que a aproximação da Ucrânia com o Ocidente - e sua iminente entrada na OTAN - poderia ameaçar a soberania do território russo, o presidente Vladimir Putin invadiu a nação vizinha, iniciando um conflito armado que, desde 24 de fevereiro, já matou mais de dois mil civis ucranianos, segundo dados do Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia.

Como o audiovisual é uma espécie de "espelho" da realidade, quase sempre tentando desvendar, de forma documental ou fictícia, o cotidiano da sociedade, "HZ" listou cinco produções que tentam explicar o clima hostil e os embates armados entre ucranianos e russos. Programe-se.

Este vídeo pode te interessar

  1. 01

    Winter on Fire (2015)

    Impossível não começar a lista com o documentário de Evgeny Afineevsky, indicado ao Oscar da categoria e disponível na Netflix. Trata-se de um forte relato dos tumultos na Ucrânia durante 2013 e 2014, quando as manifestações de estudantes em apoio à integração europeia se transformaram em uma revolução de 93 dias, exigindo a saída do então presidente Viktor Yanukovych. Uma narrativa ágil e bem atual. 

  2. 02

    Catarina, A Grande (2019)

    Superprodução disponível na HBO Max, a minissérie retrata o Império Russo do século XVIII, mais precisamente os últimos anos de governo da monarca Catarina (brilhantemente interpretada por Helen Mirren). Entre os destaques da história, o plano que leva à expansão do território russo sobre áreas então ucranianas, como a região da Crimeia, ponto estratégico para ambos os países. Como dito no início do texto, a área está sob domínio russo novamente desde 2014, após invasão do Governo Putin.

  3. 03

    Chernobyl (2019)

    Obra-prima em formato de minissérie que retrata o mais trágico acidente nuclear da história, acontecido em 1986, na usina Chernobyl, na Ucrânia. A produção de Craig Mazin mostra em detalhes como o governo soviético - com sua burocracia - tentou esconder a dimensão do acidente, que matou milhares de civis, para o resto do mundo.  A área - que fica a 90 km da capital Kiev - continua inabitada, uma espécie de "cidade fantasma". Estrategicamente, foi uma das primeiras regiões da Ucrânia atacadas pela Rússia no atual conflito armado. Pode ser conferida na HBO Max.

  4. 04

    O Senhor das Armas (2005)

    Em uma das melhores atuações de Nicolas Cage, o ator interpreta Yuri Orlov, traficante russo de armas que acaba ficando milionário ao aumentar sua cartela de clientes com o fim da Guerra Fria, no final dos anos 1980; o colapso da União Soviética; e o crescimento do terrorismo internacional. Grande trabalho de direção de Andrew Niccol, premiado pela National Board of Review por sua Excelência Técnica. Disponível no Amazon Prime Vídeo. 

  5. 05

    A Sombra de Stalin (2019)

    Baseado na vida do jornalista Gareth Jones, o filme de Agnieszka Holland retrata os dilemas de um repórter (interpretado por James Norton) que viaja clandestinamente a União Soviética para investigar o "sucesso" econômico do governo de Josef Stalin, na década de 1930. Entre as passagens do longa, está o retrato do chamado "genocídio da fome" praticado na Ucrânia em 1933, onde Stalin supostamente teria deixado civis sem comida, expostos ao frio e à morte. Disponível na Netflix.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cinema Cultura rússia Streaming
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível