Administrador / [email protected]
Publicado em 4 de junho de 2024 às 14:48
Inspirada na história das facções do Rio de Janeiro - e mergulhada em realidade -, ‘O Jogo que Mudou a História’, série Original Globoplay, estreia no dia 13 de junho. E antes do público acompanhar de perto o desenrolar da trama, HZ conversou com o elenco para saber de todos os detalhes da produção.
“É uma série que tem 12 protagonistas, 70% do elenco é preto. Gravamos em favelas reais, não teve estúdio. É uma série que traz histórias reais e pouca liberdade poética. Mostra o ponto de vista do preto, do bandido, do morador de favela, do agente penitenciário. Vai impactar bastante quem assistir”, destaca o produtor da série, José Junior.
As gravações também ocorreram em dois presídios, sendo um desativado, o Complexo Frei Caneca, e o outro em atividade - conhecido como Bangu 1. Ao longo de 10 episódios, com publicação de dois por semana, sempre às quintas-feiras, os telespectadores serão transportados para dentro da história que conta como o crime organizado surgiu no Rio de Janeiro, nas décadas de 1970 e 1980.
“Um dos grandes lances nessa série é trazer a câmera para perto e mostrar que essas pessoas são seres humanos. Conta como o Brasil interage com o seu povo. Fala sobre como as pessoas são desconsideradas sob o contexto de marginalidade”, pontua o ator Bukassa Kabengele, que interpreta Rosevan - mais conhecido como Mestre.
Quem também integra a produção é o ator Babu Santana - que dá vida ao personagem Hoffman. “Ele é um dos chefões, uma das figuras centrais da criação de uma facção que vai surgir ao longo da trama. O Hoffman tem carisma, é um cara bravo, bronco, do embate físico. A gente não quer passar a mão na cabeça de ninguém, mas tem um olhar principalmente de quem morou em um lugar que regia essa política”, conta.
O elenco ainda conta com Jonathan Azevedo, Pedro Wagner, Fabrício Assis, Samuel Melo, João Fernandes, Raphael Logam, Rômulo Braga, Alli Willow, Jailson Silva e Ravel Andrade.
“É um projeto muito forte para todo mundo. A preparação foi uma grande transformação na minha vida. O nosso grande ouro é essa junção de pessoas. O meu personagem está ali para mostrar a rapidez que o sistema carcerário transforma uma pessoa em um criminoso”, destaca Ravel.
Um dos atores mais novos da produção é Fabrício Assis, de 22 anos. Em bate papo com HZ, ele contou sobre a experiência de fazer um personagem que tem sua infância interrompida por causa da guerra do tráfico. “Eu acho que isso muda totalmente a trajetória do Renatinho. Por mais que ele seja filho de quem é, vai acontecer algo nessa guerra que vai transformar totalmente sua trajetória.
“Eu não sei se ele seguiria os mesmos passos do pai, o Claudinho da Prata (Gilson da Maia), não quero dar spoiler para vocês do que acontece e vai mudar drasticamente a vida do Renatinho. Ele se vê em um mix de sentimentos, ele é uma criança. É muita coisa para uma criança digerir”, contou.
Para contar a história de como o crime organizado surgiu no Rio de Janeiro, a trama começa apresentando parte dos seus protagonistas, em um dos cenários de maior destaque da narrativa, o presídio em Ilha Grande.
Dois novatos nesse ambiente conhecem as regras desse violento universo com o público: Egídio (Ravel Andrade), um jovem sem histórico criminoso ou de militância política preso após atropelar a filha de um general, e Jesus Pedra (Raphael Logam), um carcereiro iniciante que nem imagina o que lhe aguarda no novo emprego. Desde o primeiro dia, a transformação é inevitável para ambos.
Na prisão, dois grupos comandam o lugar, de um lado a falange "Jacaré"; e do outro, a "Turma do Fundão", a futura “Falange Vermelha”, composta por presos políticos e assaltantes de banco, como Chico da Cavanha (Rômulo Braga), Rosevan (Bukassa Kabengele), mais conhecido como Mestre, e Hoffman (Babu Santana).
A produção é uma parceria do Globoplay com a AfroReggae Audiovisual, responsável também pelas séries de sucesso ‘Arcanjo Renegado’, ‘A Divisão’ e ‘Betinho: No Fio da Navalha’. O elenco de ‘O Jogo que Mudou a História’ também reúne nomes como Vanessa Giácomo, Claudia Mauro, Tatiana Tiburcio, Kizi Vaz, entre outros.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta