Administrador / [email protected]
Publicado em 4 de janeiro de 2022 às 12:10
Crítico, alegórico, provocativo e inteligente. Esses e outros adjetivos estão pipocando nas redes sociais para "Não Olhe para Cima", o filme mais comentado do momento, em cartaz na Netflix.
A trama de Adam McKay, que usa o humor ácido para discutir problemas climáticos, como o aquecimento global, acabou - para os brasileiros - tornando-se palco de discussões políticas, entre seguimentos de esquerda e direita, causando debates acalorados sobre movimentos antivacinas e desmonte da ciência.
Polêmicas à parte, a história é apocalíptica, pois, para ilustrar a trama, usa a metáfora do meteoro. São os astrônomos Randall (Leonardo DiCaprio) e Kate (Jennifer Lawrence) que fazem a descoberta surpreendente de que há um cometa orbitando o sistema solar e vindo em direção à Terra.
Com o auxílio do doutor Oglethorpe (Rob Morgan), a dupla de pesquisadores encampa uma peregrinação na mídia e acaba no escritório da presidente Orlean (Meryl Streep, uma espécie de Trump de saias) e de seu filho, Jason (Jonah Hill). Na conta dos cientistas autores da descoberta, restam seis meses para o choque com astro com a Terra, o que causaria o fim da nossa existência.
Aproveitando a trama central de "Não Olhe Para Cima", "HZ" preparou uma lista com dez filmes apocalípticos, que mostram a Terra perto de seu fim (ou mesmo depois dele!). De viés político ou não, os longas-metragens prometem tensão, diversão e catarse na medida certa.
O Expresso do Amanhã (2013)
Primeiro trabalho de Bong Joon-Ho (consagrado com a vitória de "Parasita" no Oscar) em Hollywood, a ficção bebe da criatividade e morbidez vistas nos longas-metragens do diretor sul-coreano. Um experimento para impedir o aquecimento global falha e uma nova era do gelo toma conta do planeta. Os únicos sobreviventes da Terra estão a bordo de um Snowpiercer, um trem que roda o planeta acompanhando o sol e evitando o frio congelante do lado de fora. Um filme que merece ser redescoberto. Em cartaz no Amazon Prime, Globoplay e Pluto TV.
Mad Max - A Estrada da Fúria (2015)
Obra-prima visceral de George Miller, vencedor do Oscar em seis categorias, o filme chama a atenção por sua excelência técnica e pela presença magnética de Charlize Theron, vivendo a Imperatriz Furiosa. Max, um ex-policial e agora caçador das estradas (Tom Hardy), acaba capturado por um perigoso grupo de guerreiros dos desertos apocalípticos da Austrália. Quando ele tem a oportunidade de fugir, precisa decidir se vai ajudar a Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) a resgatar um grupo de garotas mantidas como escravas. Em cartaz na Netflix.
A Estrada (2009)
Em um mundo pós-apocalíptico, um Homem (Viggo Mortensen) e seu Filho (Kodi Smit-McPhee) tentam sobreviver a qualquer custo. Baseado na literatura cult de Cormac McCarthy, o filme causou controvérsias na época de seu lançamento, dividindo opiniões. A direção é do competente John Hillcoat. Concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza 2009. Disponível na HBO Max.
Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (2012)
Delicada comédia dramática dirigida por Lorene Scafaria, de "As Golpistas" (2012). As ótimas atuações de Steve Carell e Keira Knightley mantém o nível do filme. Um meteoro está em rota de colisão com a Terra e, em três semanas, o mundo vai acabar. Dodge (Carell), um corretor solitário, e Penny (Knightley), sua vizinha triste, decidem percorrer o país para reencontrar suas famílias e amores de juventude. Para alugar no Looke e iTunes.
Melancolia (2011)
Um dos melhores trabalhos do sempre polêmico cineasta dinamarquês Lars Von Trier. Obsessão, acerto de contas, paranoias e amores frustrados embalam a trama que venceu a Palma de Melhor Atriz em Cannes para uma surpreendente Kirsten Dunst. Um planeta está prestes a colidir com a Terra. Por sua vez, Justine (Dunst) conta as horas para se casar com Michael (Alexander Skarsgard). Ela recebe a ajuda da irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), que realiza uma festa suntuosa para a comemoração. Disponível no iTunes e Google Play.
2012 (2009)
Clássico cinema-pipoca exibido várias vezes na "Sessão da Tarde", da Rede Globo, sempre com sucesso de audiência. O filme, exagerado em seus efeitos digitais, é pura diversão sem compromisso. O mundo enfrenta uma catástrofe de proporções apocalípticas onde cidades desmoronam e continentes se despedaçam. Direção de Roland Emmerich. Em cartaz na Netflix, Star +, Claro Vídeo, Paramount +, Globoplay e StarzPlay. Opções não faltam.
Wall-E (2008)
Sensível animação pós-apocalíptica da Pixar Animations. Vencedor do Oscar da categoria e um dos projetos mais aclamados de Andrew Stanton. A trama é bem educativa, especialmente para as crianças. Após encher a Terra de lixo e gases tóxicos, a humanidade praticamente extinguiu o planeta e passou a viver em uma nave. Wall-E, um robô que tenta limpar um mundo devastado, se apaixona por um moderno androide chamado EVA. Disponível na Disney +.
O Dia Depois de Amanhã (2004)
Outro clássico da "Sessão da Tarde". Curiosamente, a direção é do mesmo cineasta por trás de "2012", Roland Emmerich. Uma Terra apocalíptica sofre alterações climáticas que modificam a vida da humanidade, com as regiões mais ao Norte voltando a uma era glacial. Milhões de pessoas tentam sobreviver, rumando ao Sul. Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova Iorque à procura do filho Sam (Jake Gyllenhaal). Disponível na Star +.
Impacto Profundo (1998)
Boa cineasta, Mimi Leder investiu na ficção apocalíptica com o tenso "Impacto Profundo". Um cometa está em rota de colisão com a Terra e a tentativa da NASA de explodi-lo falha. Enquanto o governo realiza um sorteio para decidir quem poderá se refugiar em abrigos subterrâneos, a população precisa se preparar para o fim que virá com o impacto. Disponível para alugar no iTunes.
Guerra dos Mundos (2005)
Steven Spielberg também tem um filme apocalíptico para chamar de seu. "Guerra dos Mundos" foi indicado ao Oscar em três categorias e é baseado no clássico de H.G. Wells. Esqueça a atuação insuportável de Dakota Fanning e aposte na soturna trama escrita por David Koepp e Josh Friedman. Ray Ferrier (Tom Cruise) é um homem divorciado que precisa proteger seus filhos após um ataque alienígena. Disponível no Amazon Prime.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta