Publicado em 1 de abril de 2025 às 09:43
A icônica drag queen Chica Chiclete, figura essencial na cena cultural e na luta pelos direitos LGBTQIAPN+ no Espírito Santo, terá sua trajetória contada pela primeira vez no cinema. O curta-metragem "Chica Chiclete", que combina narrativa ficcional e documental, promete resgatar o brilho, os desafios e as conquistas de uma das maiores artistas e ativistas do estado e do país.
Atualmente em fase de pós-produção, o filme tem como cenário locações emblemáticas da história de Chica, como a Casa da Música Sônia Cabral e as ruas do Centro de Vitória. O Carnaval capixaba, onde Chica brilhou por décadas como carnavalesca e costureira, também ganha destaque, com cenas que celebram sua atuação na Escola de Samba Novo Império desde os anos 1980.
Para retratar diferentes momentos da vida da artista, o curta conta com um elenco diverso e representativo. A atriz Maria Muriel interpreta Chica na juventude, enquanto o ator Dante de Castro dá vida à sua fase pré-adolescente. Já as atrizes Matysha Matielo e Jadson Titânio, figuras importantes na cena Ballroom capixaba, representam amigas da protagonista.
Além das reconstituições ficcionais, o filme traz entrevistas documentais com pessoas que compartilharam momentos marcantes ao lado de Chica.
A narrativa do curta percorre momentos decisivos da vida da artista, desde sua infância durante a ditadura militar, passando pelo impacto da epidemia de Aids nos anos 1980, até sua ascensão como ícone da cultura LGBTQIAPN+ capixaba. A história culmina em um feito histórico: Chica Chiclete foi a primeira drag queen eleita para um cargo político no Brasil, assumindo uma cadeira na Câmara Municipal de Vila Velha.
"Ser a Chica Chiclete sempre me realizou. Eu fico feliz de ser uma referência para as gerações mais novas também. A gente passou por muita coisa, tivemos tantas dificuldades", reflete a artista, que por mais de uma década também foi responsável pelo Bar da Chica, espaço que se tornou um verdadeiro refúgio para a comunidade LGBTQIAPN+ em Vila Velha.
Com direção de Vini Kava e roteiro de Evilyn Quintino, criadores da premiada websérie "Montadas", o curta conta com uma equipe composta por cerca de 30 profissionais capixabas. A previsão de lançamento é no segundo semestre deste ano.
A produção também se destaca pelo compromisso com a acessibilidade, oferecendo tradução em Libras, audiodescrição e legendas descritivas. Com classificação indicativa de 14 anos, "Chica Chiclete" tem lançamento previsto para os próximos meses, prometendo emocionar e inspirar novas gerações.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta