'O Filho da Mãe' é um reencontro com o ator Paulo Gustavo

Longa mostra os bastidores da última turnê do artista: um show musical homônimo de Paulo com sua mãe, Déa Lúcia

Prime Video divulga trailer de 'Filho da Mãe', último projeto de Paulo Gustavo

Prime Video divulga trailer de 'Filho da Mãe', último projeto de Paulo Gustavo. Crédito: Amazon Studios

Mais de um ano depois da morte de Paulo Gustavo, os brasileiros terão, finalmente, o acalento de um reencontro com o sorriso do humorista. Sendo a experiência do luto coletivo uma das últimas memórias do público, o lançamento de O Filho da Mãe, nesta sexta, 16, no Prime Video, chega como "um abraço de uma terapia em grupo", segundo a diretora, Susana Garcia.

E esse abraço não poderia ser mais íntimo. O longa mostra os bastidores da última turnê do artista: um show musical homônimo de Paulo com sua mãe, Déa Lúcia. Além de imagens inéditas do casamento do comediante com Thales Bretas, e registros com os filhos, Gael e Romeu. Esses bastidores mostram dois lados de Gustavo: um desconhecido, para além da ficção, exaltando não só a humanidade, vulnerabilidade e insegurança do artista perante seu sucesso, mas também uma faceta sua inesperadamente familiar: a relação com dona Déa na rotina fora dos palcos.

O inesperado para quem apenas acompanhava dona Hermínia é que, na realidade, a dinâmica de mãe e filho se mostra igual à retratada na saga de filmes Minha Mãe É Uma Peça. A identificação com a família de nascença e a que ele construiu com o dermatologista continua mesmo após a partida do ator.

"Paulo Gustavo é muito presente. Não que eu queira esquecer dele, jamais, mas as pessoas me encontram e começam a chorar. E ainda é muito difícil para eu ver as coisas dele. As pessoas querem ver os filhos, e precisamos nos preservar também", relata Dea.

Além do cotidiano com a mãe, a relação de Paulo e Thales é destaque no documentário. Thales aponta que a família que construiu com o humorista continua sendo um referencial para diversos casais LGBT+.

PATERNIDADE

"Eu tinha vontade de ser pai, queria formar uma família, mas a gente não conhecia muitos gays inseridos dessa forma na sociedade. Existe um submundo, tentavam colocar o LGBT+ no lugar até de pervertido e nós mostramos que somos também uma família. O documentário trouxe cenas muito importantes da nossa relação que podem inspirar outros casais", diz.

O Filho da Mãe, o espetáculo, foi uma ideia de Paulo para homenagear a mãe e retornar às origens. Chefe de Conteúdo Original para o Brasil do Amazon Studios, Malu Miranda conta que foi plano de Paulo gravar os bastidores dessa experiência e transformá-la em documentário. Após sua morte, o registro se converteu em uma homenagem, um registro para os filhos e os brasileiros.

"Quando o projeto ficou pronto, vimos que tem muita diversão e o sabor daquela intimidade com que as pessoas não estão acostumadas", afirma a diretora. "O brasileiro quer ficar mais tempo com ele e esse trabalho é um reencontro", completa Malu.

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Cinema Humor Paulo Gustavo Streaming
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível