Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Entrevista

"Velhos Bandidos": comédia traz Fernanda Montenegro e Ary Fontoura como você nunca viu

Com atuações de ícones como Lázaro Ramos e Bruna Marquezine, filme mistura a fórmula de Hollywood ao improviso e à irreverência do talento nacional
Aline Almeida

Publicado em 25 de Março de 2026 às 13:22

Com estreia marcada para o dia 26 de março, o cinema brasileiro se prepara para receber uma produção que une gerações de "monstros sagrados" da atuação. Sob a direção de Claudio Torres, filho de Fernanda Montenegro, o longa "Velhos Bandidos" traz uma proposta inusitada de comédia de ação: um casal de aposentados, Marta (Fernanda Montenegro) e Rodolfo (Ary Fontoura), que planeja o assalto perfeito a um banco.
Para executar o crime, eles recrutam os jovens Nancy (Bruna Marquezine) e Sid (Vladimir Brichta), enquanto tentam escapar da perseguição do obstinado investigador Oswaldo (Lázaro Ramos).

O desafio de ser sério em meio ao humor

Para Lázaro Ramos, interpretar o investigador Oswaldo trouxe um desafio artístico diferente. Acostumado a papéis mais "gaiatos", ele precisou exercitar uma comédia baseada no contraponto e na seriedade. "Desafiador ser chamado para fazer uma comédia onde eu tive que exercitar outro tipo de humor", revelou o ator em entrevista.
Filme
Filme "Velhos Bandidos" mistura humor e ação Crédito: Laura Campanella / Divulgação
Ele destaca que a função de seu personagem é ser o olhar de perigo real: "Comigo não tem brincadeira, eu ofereço um perigo de levar vocês à cadeia".
Apesar do tom rigoroso do personagem, Lázaro não esconde o entusiasmo por compartilhar o set com referências da profissão. "O maior motivo para eu estar nesse filme foi para estar junto de Dona Fernanda Montenegro fazendo comédia, de Seu Ary Fontoura, que é a vitalidade em pessoa, e do meu irmão Vladimir Brichta", afirmou.
Para ele, o filme tem um valor especial por sua capacidade de conexão: "é um filme muito legal que também vai juntar no cinema a criança e o vovô. Isso aí não tem preço".

Os bastidores

Vladimir Brichta, que interpreta o malandro Sid, um personagem que se julga mais esperto do que realmente é, celebrou o reencontro profissional com Lázaro Ramos, a quem considera um "irmão de vida". Vladimir ressalta que o ambiente de filmagem foi marcado por um tom familiar, literalmente, dada a relação entre o diretor Claudio Torres e a protagonista Fernanda Montenegro.
Uma das histórias mais curiosas dos bastidores, compartilhada por Vladimir, ilustra bem essa dinâmica: em um ensaio onde Fernanda não parava de dar sugestões, Claudio tentou chamá-la profissionalmente várias vezes sem sucesso. "O Cláudio falava: 'Fernanda'. E ela não parava... Até que ele falou: 'Mamãe'. Aí ela falou: 'O que, meu filho?'".
Segundo o ator, esse momento foi crucial para entender que estava em um projeto onde o afeto e a profissão se misturavam de forma única.
Cena do filme
Cena do filme "Velhos Bandidos" Crédito: Laura Campanella / Divulgação

Uma celebração da vitalidade

O diretor Claudio Torres define "Velhos Bandidos" como um filme "edipiano", criado especificamente para festejar a potência de sua mãe, que aos 96 anos continua mais produtiva do que nunca. A produção se apropria da linguagem do cinema de assalto americano e a aplica com o "talento e a irreverência brasileira", resultando em uma obra que Claudio descreve como "antropofágica e Tropicalista".
Para Vladimir Brichta, o resultado final não poderia ser melhor: "Essa tem chance de ser a melhor comédia do ano". Já Lázaro Ramos espera que o público saia das salas com uma renovada sensação de importância sobre a vitalidade: "São atores e atrizes de 90 anos que mantêm um vigor e uma paixão pela vida. É uma injeção de ânimo".
"Velhos Bandidos" conta ainda com participações especiais de nomes como Reginaldo Faria, Vera Fischer e Nathalia Timberg, consolidando-se como um evento imperdível para os amantes do cinema nacional

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Santa Teresa terá mudanças no trânsito para melhorar fluxo no Centro
Imagem de destaque
Ifes abre mais de mil vagas em cursos técnicos de graça
Imagem de destaque
Irã usa crianças em trabalhos de segurança na guerra, indicam testemunhas e relatos à imprensa

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados