A Copa do Mundo do Catar 2022 começa no dia 20 de novembro. Crédito: Shutterstock
A Copa do Mundo 2022 do Catar bate à porta e é mais um motivo para bebermos boas cervejas enquanto a Seleção Brasileira joga em busca do hexa.
Para assistir às partidas do maior evento de futebol do planeta, já entrei no clima da torcida e preparei uma lista com 10 rótulos imperdíveis de países que, além do nosso Brasil, serão destaque na Copa.
Brasil, Bélgica, Holanda, Argentina, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra e Dinamarca são as 10 seleções escolhidas. Confira a seguir:
Brasil, Bélgica, Argentina, França e Inglaterra: time cervejeiro em campo. Crédito: Divulgação
-
01
BRASIL - Morada Saison Acayu (Cervejaria Morada)
Em tupi-guarani, acayu significa caju, e essa fruta tão brasileira é o ápice dessa Saison com a cara do Brasil. Notas frutadas, amargor baixo e coloração amarelinha fazem dessa cerveja a minha pedida para brindar ao hexa.
-
02
BÉLGICA - Chimay Belgian Tripel (Chimay Brasserie)
Uma cerveja trapista não poderia ficar de fora dessa seleção. A Tripel, para mim, é um dos melhores rótulos da Chimay e é produzida na Abadia de Scourmont há séculos. Tem espuma cremosa, amargor médio e notas cítricas e picantes.
-
03
ARGENTINA - Antares Titánica (Cerveceria Antares)
A cena portenha das cervejas artesanais ferve e, entre elas, chama atenção uma cerveja de barrica com fermentação belga e que passa por processo de congelamento para atingir incríveis 20% de ABV. Essa potência é extremamente complexa, tem baixo amargor e passa por barricas de bourbon, conhaque, grappa, tequila e vinho do Porto.
-
04
FRANÇA - La Débauche Cognac Barrel XO (La Débauche Brasserie)
Uma American Barley Wine amadurecida em barris de carvalho franceses usados para maturar conhaque e que encanta pela complexidade. A bebida traz notas poderosas de malte, conhaque, caramelo e frutas secas pretas, como ameixa. Tem 9,5% de ABV.
-
05
INGLATERRA - Fuller's ESB (Griffin Brewery)
Simplesmente uma das cervejas mais premiadas de todos os tempos e um exemplo do que conhecemos como Escola Britânica. Nascida na década de 1970, é a cerveja criadora do estilo Extra Special Bitter. Essa Fuller 's encanta por seu perfil maltado, pelo baixo amargor e pelo uso de lúpulos ingleses pra lá de nobres.
-
06
ESPANHA - Mahou 5 Estrellas (Cerveceria Mahou)
Essa cervejaria espanhola existe desde 1870 e segue mantendo sua notoriedade com criações incríveis. Destaco sua German Pilsen medalhista, de cor dourada, equilibrada e com 5,5% de ABV. A 5 Estrellas já ganhou medalhas nos maiores concursos cervejeiros do mundo, como o World Beer Awards.
-
07
ALEMANHA - Schlenkerla Helles Lager (Brauerei Heller-Tur)
Produzida com as mesmas leveduras da Rauchbier da cervejaria ícone de Bamberg, essa Munich Helles da Schlenkerla representa bem o que há de melhor nas cervejas e no futebol alemão: técnica e muita precisão. Com muito mais presença do que as Helles tradicionais, essa cerveja tem coloração dourada, 4,3% de ABV, alto drinkability e é a pedida perfeita para assistir a um possível Brasil x Alemanha (com placar favorável para nós, é claro!).
-
08
HOLANDA - La Trappe Dubbel (De Koningshoeven Brewery)
Com toque de frutas escuras e aroma bem maltado, essa trapista é uma das melhores representantes do estilo Belgian Dubbel. Tem 7% de ABV, amargor baixo e uma cor avermelhada inconfundível. Apesar de adocicada, é uma cerveja versátil que harmoniza bem com queijos, carnes e até sobremesas.
-
09
PORTUGAL - Dois Corvos Finisterra Imperial Porter (Cervejaria Dois Corvos)
A cervejaria independente de Lisboa coleciona muitos prêmios mundiais, e as atenções se voltam, em especial, para a Imperial Porter da casa. Com uso do lúpulo Columbus, responsável por aumentar o amargor do mosto das cervejas, essa cerveja também tem perfil sensorial de caramelo, chocolate amargo e frutas escuras.
-
10
DINAMARCA - To Øl Sundowner Session White IPA (Cervejaria To Øl)
A To Øl é conhecida no meio cervejeiro por suas invenções e parcerias que dão certo. Para essa Session IPA, os dinamarqueses investiram em um perfil sensorial com frutas como manga, goiaba, casca de laranja e pêssego. Delicada, refrescante e com ABV de 4,5%.
Espanha, Alemanha, Holanda, Portugal e Dinamarca também estão na lista. Crédito: Divulgação
Este vídeo pode te interessar
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível