Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 11:37
Em diversos cenários, seja em uma noite de jogos, na recepção de uma empresa ou em uma mesa de brunch , o queijo se destaca como um elemento versátil, transitando de um simples acompanhamento para assumir o papel principal em muitos eventos, independentemente de sua natureza.
Além disso, não se pode ignorar a associação intrínseca entre queijos e vinhos em diversas ocasiões. Vinícius Santiago, sommelier da Evino, compartilha com HZ valiosas dicas de harmonização, seja para eventos descontraídos ou ocasiões mais formais.
Os queijos podem ser organizados de várias formas, seja pela origem, pelo tipo de leite, país onde foi produzido ou pela textura. Dentre estes, o último critério é uma das formas de garantir uma boa tábua desse alimento, que traz consigo diferentes consistências e intensidades de sabor. Veja como distinguir as opções:
Para harmonizar, aposte em vinhos brancos como Tierra del Mar Sauvignon Blanc 2023 ou Portada Winemaker’s Selection Branco 2022 e um tinto leve como o Père Guillot Pinot Noir Pays d’Oc IGP 2022.
Desfrute do melhor desses queijos com o vinho rosé M. Chapoutier Rosé Pays d’Oc IGP 2021 e os tintos com corpo e acidez médiaSan Crispino in Fonteroma Chianti DOCG 2022 eNevado El Plomo Sacred Moutain Single Vineyard Tinto.
Aguce o paladar com os rótulos tintos Punta Negra Block 9 Cabernet Sauvignon 2022, The Royalty Winemaker Selection Syrah Central Valley D.O. 2022 e Biscardo Neropasso Originale Rosso Veneto IGT 2020.
Nas etapas de harmonização, Vinícius Santiago complementa que: “De forma geral, os principais componentes da tábua apresentam alto teor de gordura. Por isso, é essencial escolher vinhos que apresentem alto nível de acidez, sejam elestintosoubrancos. Os vinhos brancos costumam harmonizar melhor com queijos justamente por terem bom nível de acidez e sabores frutados”, finaliza.
Por Ana Brucker
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta