Administrador / [email protected]
Publicado em 10 de junho de 2024 às 14:04
Junho é uma época do ano repleta de comidas e bebidas gostosas nas festas juninas. Os doces típicos, por exemplo, estão sempre presentes nesse tipo de comemoração e têm um lugar especial no coração dos brasileiros.
Por isso, a seguir, confira receitas de doces juninos para você preparar em casa!
Com um ralador, rale as espigas de milho-verde, coloque em um liquidificador com a água e bata até ficar homogêneo. Adicione o coco, o sal e o açúcar e bata novamente para misturar bem. Em seguida, coloque uma porção da mistura sobre a palha de milho-verde e amarre bem com um cordão. Faça esse procedimento até acabar a mistura batida. Encha uma panela com água e leve ao fogo médio para ferver. Coloque as pamonhas uma a uma na panela e cozinhe por 40 minutos. Retire as pamonhas da panela com a ajuda de uma escumadeira, deixe esfriar e sirva em seguida.
No liquidificador, bata o leite, o óleo, o açúcar, os ovos e o fubá até obter uma massa homogênea. Transfira para um recipiente, adicione a farinha de trigo e o fermento e misture. Unte uma forma com margarina, enfarinhe com a farinha de trigo e polvilhe com metade da paçoca esfarelada.
Despeje a massa sobre a forma e leve ao forno em temperatura média por 35 minutos até dourar. Retire o bolo do forno, deixe esfriar e desenforme. Regue o bolo com doce de leite, polvilhe com o restante da paçoca esfarelada e aproveite.
Retire os talos da maçã, espete os palitos de madeira e reserve. Unte uma forma com óleo e reserve. Em uma panela, misture o açúcar com a groselha, a água e o limão. Leve ao fogo baixo, sem mexer, por 10 minutos. Após atingir o ponto de calda, passe as maçãs, coloque-as na forma untada e deixe esfriar. Se preferir, coloque em saquinhos plásticos para decorar.
Dica: para saber se a calda está no ponto certo, encha um copo com água fria e jogue um pouco de calda dentro. Se ela ficar dura, já está no ponto.
Em uma panela grande, coloque a abóbora, o açúcar, a canela e os cravos-da-índia. Leve a panela tampada para cozinhar em fogo brando. Conforme cozinha, abra a panela, mexa e amasse a abóbora com a ajuda de uma colher para desmanchar. Quando o doce estiver bem cozido, retire a canela e os cravos-da-índia. Adicione o coco ralado e misture. Deixe o doce de abóbora apurar mais um pouco e desligue o fogo. Espere esfriar e sirva o doce em potes individuais, se preferir.
Dica: no ponto de cozimento, o doce não pode ficar seco, mas bem úmido.
Em uma panela, misture o leite condensado, a manteiga e o amendoim moído. Leve a mistura ao fogo baixo e mexa continuamente até começar a desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Após, unte as mãos com manteiga, faça bolinhas com a massa e passe no amendoim triturado. Coloque em forminhas de brigadeiro e sirva em seguida.
Veja outras dicas saborosas em leia.ag/receitas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta