Publicado em 26 de setembro de 2024 às 21:36
Sim, é possível fazer churrasco vegetariano. O mundo vegetal é rico e permite recriar diversas receitas tradicionais sem ingredientes de origem animal. Além disso, várias empresas já apostam em proteínas vegetais para atender a este público. Pensando nisso, separamos 5 pratos típicos para você testar em sua casa e aproveitar o churrasco sem culpa. Confira!
Legumes
Montagem
Legumes
Descasque as cebolas-roxas e corte-as em 4 partes. Reserve. Em uma panela com água, coloque as rodelas de milho-verde e leve ao fogo médio. Espere atingir o ponto de fervura e deixe cozinhar por 5 minutos. Retire do fogo e reserve. Retire as sementes dos pimentões e pique-os em 6 partes. Em um recipiente, coloque os pimentões picados, as rodelas de abobrinha, as rodelas de milho-verde, as cebolas-roxas e os tomates-cereja. Adicione azeite, sal e pimenta-do-reino. Misture bem e deixe descansar no tempero por 4 horas.
Montagem
Em uma assadeira com água fria, coloque os palitos e deixe de molho por 15 minutos, isso impedirá que eles queimem. Reserve. Seque-os e coloque os vegetais neles de forma intercalada. Coloque os vegetais mais firmes nas extremidades para que eles fiquem bem assados. Leve os espetinhos à churrasqueira até os vegetais ficarem dourados e macios.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola, o pimentão e a cenoura e refogue até a cebola ficar transparente. Acrescente o alho e refogue por mais 5 minutos. Junte o tomate e a banana-da-terra, misture bem e tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe até o tomate desmanchar e a cenoura ficar macia. Após, coloque a farinha de mandioca e mexa até que ela fique levemente dourada. Desligue o fogo, polvilhe com cheiro-verde e sirva em seguida.
Em um liquidificador, coloque o leite de castanha-de-caju, o suco de limão, o amido de milho e o sal e bata até obter uma consistência homogênea. Sem desligar o liquidificador, abra a tampa central e, aos poucos, adicione o óleo de girassol até a maionese engrossar. Após, transfira a maionese para um recipiente e leve à geladeira por 2 horas.
Enquanto isso, coloque as batatas e as cenouras em duas panelas, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até ficarem macias. Desligue o fogo, escorra a água e reserve. Em um recipiente, coloque as batatas, as cenouras, o milho-verde e as ervilhas. Misture bem e tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite. Adicione a maionese e mexa até incorporar com os legumes. Sirva em seguida.
Em uma tigela, pincele as fatias de berinjela com azeite. Coloque-as na grelha da churrasqueira aquecida e cozinhe por aproximadamente 3 a 4 minutos de cada lado, até que fiquem macias e com marcas de grelha douradas. Em outra tigela, misture o azeite, o alho, o limão, o sal, a pimenta-do-reino e as ervas para formar o molho. Mexa bem. Sirva a berinjela grelhada com o molho por cima.
No liquidificador, coloque a couve-flor, o azeite, o suco de limão, o alho, o sal e o polvilho azedo. Bata até obter um creme homogêneo. Aos poucos, acrescente a água. Bata até ficar homogêneo. Com uma faca, corte os pães em fatias, mas sem as separar. Recheie os pães com o creme de alho e leve à churrasqueira até dourar. Sirva em seguida.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta