Publicado em 28 de outubro de 2024 às 12:35
O fígado bovino, fonte excepcional de nutrientes essenciais, é rico em ferro heme, facilmente absorvido pelo organismo, ajudando na prevenção de anemia e na melhora dos níveis de energia. Além disso, oferece alta concentração de vitamina A, essencial para a visão e o sistema imunológico, e do complexo B, que contribuem para a saúde do sistema nervoso e o metabolismo energético.
Esse alimento oferece potencial para compor refeições completas e diversificadas. Nesse contexto, prepará-lo de formas diferentes é uma maneira de inovar na mesa, garantindo refeições saudáveis e saborosas. Por isso, confira abaixo 5 receitas nutritivas para o almoço com fígado bovino!
Aqueça o azeite em uma frigideira em fogo médio-alto e sele os pedaços de fígado rapidamente até dourar. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve. Na mesma frigideira, adicione as cebolas e refogue até começarem a dourar e caramelizar. Após, acrescente o mel para intensificar o sabor. Adicione o fígado de volta à frigideira e misture bem para aquecer e combinar os sabores. Em seguida, transfira para um prato e decore com salsinha fresca.
Em um recipiente, marine o fígado no vinagre balsâmico e mel por 20 minutos. Enquanto isso, em uma assadeira, tempere as batatas com azeite, alecrim e sal. Leve ao forno preaquecido a 200 °C por 25 minutos. Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio e doure a cebola. Adicione o fígado marinado e cozinhe por 5 minutos, temperando com sal e pimenta-do-reino. Em seguida, sirva com as batatas rústicas.
Em fogo médio, aqueça o óleo em uma panela e refogue a cebola até dourar. Adicione o alho, o gengibre e a pimenta-verde, mexendo por 2 minutos. Acrescente o fígado e cozinhe até selar. Mexa bem para não queimar. Adicione o tomate e todas as especiarias: cominho, coentro, canela, noz-moscada, pimenta-do-reino e sal. Cozinhe por 10 minutos. Junte o pimentão e deixe no fogo até amolecer. Finalize com coentro fresco e sirva quente.
Massa
Recheio
Em um recipiente, misture a farinha de trigo, o leite, o ovo e o sal até obter uma massa lisa. Após, em uma frigideira em fogo médio e untada com azeite, coloque um pouco da massa e forme um disco com uma colher. Frite até dourar. Repita o processo com toda a massa. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho até dourar. Adicione o fígado picado, tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe por cerca de 5 minutos até que fique macio. Coloque o recheio sobre cada disco de massa, enrole e aqueça na frigideira em fogo médio até dourar levemente. Decore com salsinha fresca e sirva.
Em um recipiente, misture o fígado com azeite, cúrcuma, cominho, suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Deixe marinar por 30 minutos. Depois, intercale em espetos de madeira o fígado com abobrinha, pimentão e cebola-roxa. Aqueça a grelha ou uma frigideira untada com azeite e frite os espetos, virando até dourar todos os lados (cerca de 10 minutos no total).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta