Publicado em 3 de novembro de 2024 às 11:35
Devido ao sabor e à textura, o salmão é muito apreciado na composição de pratos. Rico em ômega 3 e vitaminas do complexo B e D, oferece inúmeros benefícios para o corpo e é uma excelente opção para variar o cardápio e sair da rotina.
Por isso, confira receitas simples e deliciosas com esse peixe para servir no almoço de domingo!
Retire a pele do salmão e fatie-o em tiras. Disponha sobre um recipiente e tempere com sal, pimenta-do-reino, suco de limão e as raspas de gengibre. Reserve. Em recipientes separados, coloque as claras de ovos e os gergelins. Após, passe os filés sobre as claras e depois no gergelim.
Disponha os filés sobre uma assadeira e leve à geladeira por 30 minutos. Em uma panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Retire os filés da geladeira e disponha sobre a panela. Grelhe cada lado por 1 minuto. Sirva em seguida.
Em um recipiente, tempere os filés de salmão com sal, pimenta-do-reino, raspas e suco de limão. Deixe descansar por 15 minutos para absorver os sabores. Aqueça uma frigideira grande com 1 colher de azeite de oliva em fogo médio-alto. Coloque os filés de salmão com a pele para baixo e cozinhe por cerca de 3-4 minutos de cada lado, ou até que estejam dourados por fora e cozidos por dentro. Retire da frigideira e reserve.
Na mesma frigideira, adicione a outra colher de sopa de azeite de oliva e refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados e perfumados. Acrescente o vinho branco e deixe ferver por alguns minutos para reduzir o álcool. Adicione as azeitonas pretas e verdes, misturando bem. Reduza o fogo para baixo e adicione o creme de leite fresco, mexendo até que o molho fique cremoso. Acerte o sal e a pimenta-do-reino.
Coloque os filés de salmão de volta na frigideira, regue com o molho e deixe cozinhar por mais 2 minutos, apenas para aquecer o peixe e integrá-lo ao molho. Finalize com salsinha e cebolinha picadas por cima.
Em um recipiente, coloque o salmão, a maionese, a mostarda, as raspas e o suco de limão e o azeite e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Por último, coloque a maçã-verde e a pimenta dedo-de-moça e mexa bem. Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por 1 hora. Retire da geladeira, regue novamente com azeite e sirva em seguida.
Retire a pele do salmão e corte-o em tiras. Disponha os filés sobre uma assadeira e tempere com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 200 °C por 15 minutos. Enquanto isso, em uma panela, coloque o suco de maracujá e o amido de milho e misture.
Acrescente a polpa dos maracujás, o sal e o açúcar e mexa. Leve ao fogo médio até levantar fervura, mexendo sempre. Desligue o fogo, retire o salmão do forno, cubra com o molho e sirva em seguida.
Em um recipiente, tempere os cubos de salmão com sal e pimenta-do-reino. Deixe reservado por alguns minutos. Depois, em uma frigideira grande, aqueça a manteiga e o azeite de oliva em fogo médio. Adicione os cubos de salmão e cozinhe rapidamente até que fiquem levemente dourados por fora; não cozinhe demais para evitar que fiquem secos. Em seguida, retire o salmão da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, adicione a cebola e o alho, refogando até que fiquem macios e perfumados. Acrescente o champignon e refogue até que soltem a água e fiquem dourados.
Depois, adicione o vinho branco à frigideira e deixe ferver por alguns minutos. Acrescente o ketchup , a mostarda dijon e o molho inglês. Misture bem até obter um molho homogêneo. Após, reduza o fogo e adicione o creme de leite fresco, mexendo até que o molho fique cremoso e aveludado.
Acerte o sal e a pimenta-do-reino. Em seguida, volte os cubos de salmão para a frigideira, misturando delicadamente para que se integrem ao molho. Cozinhe por mais 2-3 minutos, apenas para aquecer o salmão. Desligue o fogo e salpique salsinha por cima.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta