Administrador / [email protected]
Publicado em 31 de julho de 2024 às 14:58
A culinária francesa é famosa pela sofisticação e sabores requintados, e as sobremesas não são exceção. Apesar da fama de serem complexas, muitas dessas delícias podem ser preparadas de maneira simples, permitindo que qualquer pessoa traga um pouco da França para a sua cozinha.
A seguir, confira 5 sobremesas clássicas da gastronomia francesa que são fáceis de fazer e irão encantar seu paladar. De um delicado Mousse de chocolate a um refrescante Clafoutis de cereja, essas receitas trazem um toque de elegância e sabor às refeições. Confira!
Em uma forma, distribua as cerejas e reserve. Em uma tigela, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Adicione a farinha e misture bem. Gradualmente, acrescente o leite e o extrato de baunilha, misturando até obter uma massa homogênea. Despeje a massa sobre as cerejas na forma e leve ao forno preaquecido na temperatura média por 40 minutos ou até que o clafoutis esteja dourado e firme no centro. Deixe esfriar um pouco e sirva em seguida.
Unte formas de muffin pequenas com manteiga e reserve. Derreta a manteiga em uma panela até ficar levemente dourada. Deixe esfriar. Em uma tigela, misture o açúcar de confeiteiro, a farinha de amêndoas e a farinha de trigo. Adicione as claras à mistura seca e mexa até incorporar. Adicione a manteiga derretida e o extrato de baunilha, misturando bem. Despeje a massa nas formas preparadas e leve ao forno preaquecido na temperatura média por aproximadamente 15 minutos, ou até que os financiers estejam dourados e firmes. Deixe esfriar antes de desenformar. Sirva em seguida.
Em um recipiente, misture a farinha, o sal e o açúcar. Adicione a manteiga gelada e, com a ponta dos dedos, misture até obter uma farofa. Adicione a água gelada, uma colher de sopa de cada vez, misturando até que a massa comece a ficar uniforme. Forme uma bola com a massa, achate-a, embrulhe em um filme plástico e leve à geladeira por aproximadamente 30 minutos.
Descasque as maçãs, retire o miolo e fatie-as finamente. Coloque as fatias de maçã em uma tigela e misture com o suco de limão para evitar que escureçam. Reserve
Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa em um círculo de aproximadamente 30 cm de diâmetro. Transfira a massa para uma forma de torta e ajuste a massa nas bordas. Arrume as fatias de maçã sobre a massa, começando do centro e indo em direção às bordas. Pincele as maçãs com a manteiga derretida e polvilhe com canela.
Leve a torta ao forno preaquecido na temperatura média por aproximadamente 40 minutos, ou até que as maçãs estejam macias e levemente douradas, e a massa esteja bem assada. Retire a torta do fogo e pincele as maçãs com mel para dar brilho. Deixe a torta esfriar um pouco antes de desenformar. Sirva em seguida.
Em uma panela, derreta o chocolate em banho-maria e deixe esfriar. Bata as claras em neve até formar picos firmes e reserve. Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar até ficar claro. Adicione o chocolate derretido à mistura de gemas e misture bem. Bata o creme de leite até formar picos suaves e incorpore à mistura de chocolate. Por fim, adicione as claras em neve delicadamente. Despeje a musse em taças e leve à geladeira por aproximadamente 2 horas. Polvilhe com lascas de chocolate e sirva em seguida.
Em uma tigela, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme espesso. Adicione a farinha de amêndoa, os ovos, o extrato de amêndoa e o extrato de baunilha e misture bem. Coloque um disco de massa folhada em uma assadeira forrada com papel manteiga. Espalhe o creme de amêndoas sobre a massa, deixando uma borda de 2 cm.
Coloque o segundo disco de massa por cima e pressione as bordas para selar. Pincele a superfície com a gema e faça pequenos cortes decorativos na massa. Asse por aproximadamente 30 minutos. Deixe esfriar um pouco e sirva em seguida.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta