Publicado em 13 de novembro de 2024 às 19:44
A culinária italiana é uma das mais celebradas e apreciadas em todo o mundo, incluindo no Brasil. Conhecida por sua riqueza de aromas, sabores e ingredientes frescos, ela vai muito além das tradicionais massas e pizzas. Com influências regionais e um forte vínculo com ingredientes locais, a gastronomia italiana encanta pela autenticidade e pelo cuidado na preparação de cada prato.
Por isso, aprenda a preparar 6 receitas da culinária italiana em casa!
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo. Adicione os pedaços de ossobuco e frite até dourar. Retire da panela e reserve. Na mesma panela, refogue a cebola, o alho, o salsão, o alho-poró e a cenoura. Devolva o ossobuco à panela, regue com o vinho e tempere com o sal. Acrescente o caldo de carne, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 60 minutos. Após, acrescente os tomates picados em cubos e cozinhe até que a carne fique macia. Acrescente as raspas de limão, a pimenta-dedo-de-moça e o cheiro-verde e misture. Retire do fogo e sirva em seguida.
No liquidificador, bata o leite, o ovo, a margarina, a farinha de trigo, o fermento e o sal. Coloque a mistura em uma forma de 30 cm de diâmetro e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 20 minutos ou até começar a dourar. Retire a pizza do forno, distribua o tomate e tempere com o orégano, o sal, a pimenta-do-reino e o azeite a gosto. Cubra a massa com a muçarela e leve ao forno novamente até que o queijo derreta. Sirva em seguida.
Lave os tomates e corte-os em rodelas finas. Em uma saladeira, intercale as rodelas de tomate com a muçarela de búfala. Coloque uma folha de manjericão sobre cada fatia de queijo. Regue com azeite de oliva e tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione um fio de vinagre balsâmico para dar um toque extra de sabor. Sirva em seguida.
Massa
Molho
Massa
Leve ao fogo uma panela grande com água e sal para ferver. Em um recipiente, misture bem a batata em flocos com a água morna. Junte a farinha e as gemas e misture até obter uma massa homogênea. Coloque a mistura no saco de confeitar e modele os nhoques na água fervente. Retire com uma escumadeira aqueles que subirem à superfície, escorra e reserve.
Molho
Em uma panela, frite a cebola no óleo até começar a dourar. Acrescente a polpa de tomate, o açúcar e o caldo de galinha. Deixe ferver e reserve.
Coloque o nhoque em uma travessa e cubra com o molho e o queijo parmesão ralado. Sirva em seguida.
Molho
Forre um prato com o agrião e cubra com camadas de carne.
Molho
Em um recipiente, misture todos os ingredientes do molho até obter uma mistura homogênea. Regue a carne com o molho e acrescente as lascas de parmesão. Finalize com as alcaparras e regue o prato com azeite. Sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque o café e misture com o licor. Reserve. Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro e espesso. Adicione o mascarpone e o extrato de baunilha, misturando delicadamente até obter um creme homogêneo. Em outra tigela, bata o creme de leite fresco até atingir picos firmes e, em seguida, incorpore-o delicadamente à mistura de mascarpone.
Mergulhe rapidamente os biscoitos no café frio e coloque-os no fundo de uma travessa, fazendo uma camada. Espalhe metade do creme de mascarpone sobre os biscoitos. Coloque mais uma camada de biscoitos embebidos no café sobre o creme e cubra com o restante do creme de mascarpone. Leve à geladeira por aproximadamente 4 horas. Antes de servir, polvilhe cacau em pó por cima.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta