Publicado em 26 de outubro de 2024 às 10:35
O churrasco vegano tem se popularizado como uma opção saborosa e nutritiva, que permite às pessoas aproveitarem uma deliciosa refeição sem consumir proteína animal. Foi pensando nisso que o Chef Lucio Manosso criou um cardápio especial utilizando carnes plant-based disponíveis nas prateleiras dos mercados.
“O churrasco é uma das refeições mais populares da cultura brasileira, e a ideia é mostrar como o público flexitariano, que busca conscientemente diminuir o consumo de proteína animal, pode ter a experiência completa de um churrasco tradicional, com o mesmo sabor, suculência e formato de sempre, mas com ingredientes 100% plant-based “, explica Alessandra Mattar, engenheira alimentícia.
A seguir, veja como preparar 6 opções de acompanhamentos para um churrasco vegano!
Em um recipiente com tampa, coloque os temperos secos e hidrate com a água. Deixe descansar por 30 minutos. Após, adicione os demais ingredientes e misture. Tampe e deixe descansar por 24 horas. Sirva em seguida.
Dica : para um choripan clássico, corte uma baguete ou um pão francês ao meio, no sentido do comprimento. Passe um pouco de chimichurri nas metades e leve para a grelha somente para selar. Monte o sanduíche com a linguiça vegana grelhada e o molho de chimichurri.
Em uma frigideira grande, coloque metade da margarina e o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Reduza o fogo, adicione a cebola e doure. Junte o pimentão e refogue por 5 minutos. Acrescente o molho de soja , o açúcar, os temperos, o restante da margarina e a farinha e refogue por mais 3 minutos. Desligue o fogo e tempere com sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde. Sirva em seguida.
Dica : sirva com linguiça à base de proteína vegetal.
Em um liquidificador, coloque os floretes de couve-flor, o azeite, o suco de limão, o alho, o polvilho azedo e o sal e bata até obter um creme. Sem parar de bater, aos poucos, adicione a água e bata para incorporar. Após, disponha os pães em uma assadeira untada com azeite e recheie com o creme. Polvilhe com orégano e leve ao forno preaquecido a 200°C por 15 minutos. Sirva em seguida.
Em um liquidificador, coloque o alho, a mostarda, o suco de limão e o leite de castanhas e bata em velocidade baixa. Sem parar de bater, aos poucos, adicione o óleo de canola até obter consistência de maionese. Junte o cheiro-verde, o sal e a pimenta-do-reino e bata ligeiramente. Sirva em seguida.
Dica : sirva a maionese com hambúrguer sabor picanha à base de proteína vegetal.
Em uma panela, coloque a água e o sal e leve ao fogo médio para ferver. Adicione o repolho e escalde por 30 segundos. Após, lave o repolho em água corrente, escorra e disponha em um recipiente. Acrescente os demais ingredientes e mexa para incorporar. Leve à geladeira até o momento de servir.
Dica: esta salada fica mais gostosa se preparada no dia anterior.
Em um recipiente, coloque as bananas-da-terra e regue com o suco de limão. Adicione os demais ingredientes e mexa para incorporar. Leve à geladeira até o momento de servir.
Por Fernanda Valente e Redação EdiCase
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta