Publicado em 19 de outubro de 2024 às 06:35
Ao contrário do que alguns possam pensar, é totalmente possível preparar bolos sem ingredientes de origem animal. As opções veganas são saborosas e não ficam nem um pouco atrás dos bolos tradicionais, que levam leite e ovo na receita. Além disso, são fáceis de preparar e perfeitas para qualquer ocasião. Abaixo, aprenda a fazer algumas opções!
Em um liquidificador, coloque o óleo vegetal, o suco e as raspas de laranja, o açúcar e as farinhas de trigo e bata até obter uma massa uniforme. Adicione o fermento químico e bata novamente para incorporar. Após, disponha a massa em uma forma untada com o óleo de coco e enfarinhada com a farinha de trigo. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 40 minutos. Retire do forno, espere esfriar e desenforme com cuidado. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.
Massa
Calda
Massa
Em um recipiente, coloque todos os ingredientes secos, exceto o fermento químico e a erva-doce, e misture. Acrescente os ingredientes líquidos, exceto o vinagre de maçã, e mexa para incorporar. Em seguida, junte o fermento químico e misture. Adicione o vinagre de maçã e a erva-doce e continue mexendo. Após, disponha a massa em uma forma untada com o óleo de coco e enfarinhada com a farinha de trigo. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 50 minutos. Retire do forno, espere esfriar e desenforme com cuidado. Reserve.
Calda
Em uma panela, coloque a água e a goiabada e leve ao fogo baixo para cozinhar, mexendo até derreter. Desligue o fogo e despeje a calda sobre o bolo. Sirva em seguida.
Em um liquidificador, coloque o suco de laranja, as folhas de ora-pro-nóbis, o óleo e o leite vegetal e bata até obter uma consistência homogênea. Reserve. Em um recipiente, peneire os ingredientes secos, exceto o fermento químico, e misture. Aos poucos, adicione a mistura líquida reservada e mexa para incorporar.
Acrescente o fermento químico e misture delicadamente. Após, transfira a massa para uma forma untada com óleo vegetal e enfarinhada com farinha de trigo. Leve ao forno preaquecido a 200 °C por 35 minutos. Desligue o forno e desenforme com cuidado. Sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o bicarbonato e misture. Aos poucos, adicione a água e o óleo vegetal, alternando os dois. Acrescente a essência de baunilha e o vinagre branco e misture até obter uma massa homogênea. Junte o coco ralado e mexa para incorporar.
Por último, coloque o chocolate granulado e o fermento químico e misture novamente. Após, disponha a massa em uma forma untada com o óleo de coco e enfarinhada com a farinha de trigo. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 40 minutos. Retire do forno, espere esfriar e desenforme com cuidado. Sirva em seguida.
Massa
Calda de chocolate
Massa
Em um recipiente, peneire a farinha de trigo, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio e o fermento químico. Adicione o açúcar e o sal e misture. Acrescente a água, o óleo vegetal, a essência de baunilha e o vinagre de maçã e mexa. Após, disponha a massa em uma forma untada com o óleo de coco e enfarinhada com a farinha de trigo. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 55 minutos. Retire do forno, espere esfriar e desenforme com cuidado. Reserve.
Calda
Em uma panela, coloque o açúcar, o cacau e a água e leve ao fogo baixo até o açúcar derreter, mexendo sempre. Quando levantar fervura, acrescente o óleo de coco e continue mexendo até obter uma calda consistente. Retire do fogo, despeje a calda sobre o bolo e decore com o chocolate granulado. Sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque todos os ingredientes, exceto o fermento químico, e misture até obter uma massa homogênea. Adicione o fermento químico e mexa para incorporar. Após, transfira a massa para uma forma untada com óleo vegetal e enfarinhada com farinha de trigo. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 40 minutos. Desligue o forno e desenforme com cuidado. Sirva em seguida.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta