Publicado em 25 de outubro de 2024 às 12:35
Você sabia que o macarrão é uma excelente opção para quem mora sozinho e não tem tempo ou paciência para cozinhar? Basta cozinhar a massa em água fervente, escorrer e acrescentar algum tipo de molho – para deixá-la ainda mais saborosa.
Para celebrar o Dia Nacional do Macarrão, em 25 de outubro, confira algumas receitas que vão te fazer largar o macarrão instantâneo!
Por sommelier e gastrônomo Helder Silveira
Em uma panela grande, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione uma colher de sopa de sal. Em seguida, coloque o macarrão na água e cozinhe por 8 minutos. Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo baixo e adicione o alho, o sal e a pimenta-do-reino. Frite por 5 minutos, mexendo bem. Escorra a massa já cozida. Após, misture-a com o alho e o óleo. Polvilhe a salsinha e a cebolinha por cima. Sirva em seguida.
Dica: o macarrão ao alho e óleo sempre dá certo. Ele é facílimo de fazer e ainda fica delicioso. Simples e fácil.
Por sommelier e gastrônomo Helder Silveira
Em uma panela grande, coloque o azeite e leve ao fogo baixo para aquecer. Adicione o alho, a cebola e a calabresa e refogue. Depois, acrescente o molho de tomate, o orégano, o sal e a pimenta-do-reino. Em seguida, adicione o macarrão à mistura. Acrescente água fervendo, tampe a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando. Depois de ferver,mantenha em fogo baixo. Assim que o macarrão ficar al dente está pronto para servir.
Dica: essa receita é perfeita para agilizar as refeições do seu dia e ainda garantir um prato cheio. Ela é bem simples e deliciosa, pois reúne uma massa com o acompanhamento de uma linguiça calabresa.
Por sommelier e gastrônomo Helder Silveira
Em um recipiente alto, que possa ir ao micro-ondas, adicione o macarrão e uma pitada de sal. Cubra com água fervente e misture bem. Leve ao micro-ondas por 3 minutos. Em seguida, adicione o creme de leite, o queijo muçarela, o requeijão e o tempero. Misture bem. Por cima, polvilhe com o queijo parmesão e o orégano. Cubra com plástico-filme e faça furinhos. Leve novamente ao micro-ondas por mais 5 minutos. Retire o plástico-filme e sirva.
Dicas: você pode servi-lo com salsinha picada por cima.
Micro-ondas é o companheiro de quem precisa de uma refeição rápida. Para variar, você pode adicionar outros queijos, como gorgonzola ou parmesão. Na hora de servir, um queijo ralado pode dar um bom acabamento.
Por sommelier e gastrônomo Helder Silveira
Em uma panela grande, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione uma pitada de sal e macarrão. Cozinhe até ele ficar al dente . Escorra o macarrão, coloque-o em uma travessa que possa ir ao forno e reserve. Em uma frigideira,adicione o azeite e leve ao fogo baixo para aquecer.
Adicione o alho, a cebola, os tomates pelados e o molho de tomate. Refogue bem.Em seguida, coloque o cheiro-verde, adicione o frango desfiado e mexa bem. Acrescente a água, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem, desligue o fogo e reserve.
Em outra panela, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo para derreter. Em seguida, adicione a farinha de trigo e frite em fogo baixo, sempre mexendo. Despeje o leitee mexa bem, até formar uma mistura homogênea. Acrescente o sal e a pimenta-do-reino ao molho branco e misture.
Coloque a mistura com o frango por cima do macarrão e espalhe bem. Despeje o molho branco por cima e polvilhe o queijo muçarela. Leve ao forno por 15 minutos a 180°C até o queijo gratinar. Sirva em seguida.
Dica: esse é quase um prato típico do almoço de domingo. Pode ficar muito mais saboroso com a receita de macarrão com frango gratinado. É algo prático e pode substituir o frango por carne moída ou legumes. Um segredinho: sirva com uma saladinha bem temperada.
Em uma panela, coloque água e leve ao fogo médio. Quando ferver, adicione uma colher de sopa de sal e o macarrão. Cozinhe até ficar al dente . Escorra e reserve uma xícara de chá da água do cozimento. No liquidificador ou processador, coloque o manjericão, o azeite, o alho, as nozes e o queijo. Bata até formar uma pasta consistente. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Se o molho for muito espesso, adicione um pouco de água do cozimento da massa para ajustar a textura. Coloque o macarrão quente em uma tigela grande e adicione o molho pesto. Misture bem para que o molho envolva toda a massa. Sirva em seguida.
Leve uma panela com água e sal para ferver e cozinhe o espaguete até ficar al dente . Reserve um pouco de água do cozimento. Em uma frigideira, frite o bacon em fogo médio até ficar dourado e crocante. Desligue o fogo e reserve.
Em uma tigela, bata os 2 ovos inteiros e a gema. Adicione o queijo ralado e a pimenta-do-reino. Misture bem até formar uma massa cremosa. Escorra o espaguete e coloque-o na frigideira com o bacon. Mexa para que a gordura do bacon envolva a massa. Adicione a mistura de ovos e mexa rapidamente para que o calor do macarrão cozinhe os ovos sem talhar. Se o molho ficar muito espesso, com um pouco de água do cozimento reservado até atingir a cremosidade desejada. Sirva em seguida com mais queijo ralado e pimenta-do-reino por cima.
Para acompanhar as receitas de macarrão, é possível apostar em uma boa cerveja. “Precisamos considerar os diferentes tipos de molhos e eventuais recheios. Quando olhamos para massa, ela tende a ser mais neutra, combinando muito bem com os maltes presente nas cervejas”, conta Helder Silveira.
Para o macarrão ao molho vermelho, é possível optar por cervejas como amber lager, brown ale e belgian pale ale. Já com o molho ao sugo, invista nas cervejas pale ale ou golden ale, pois uma tem o amargor mais forte e a outra possui aromas e sabores mais cítricos.
Macarrão ao molho branco combina com cervejas do tipo pilsner ou de trigo do tipo weizen. De coloração amarelo-claro, ligeiramente turva, com espuma abundante, possui aromas e sabores intensos, ressaltando esteres frutados que lembram banana, cravo e noz.
Por Henrique Souza e Redação EdiCase
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta