Editora de Gastronomia / ecalmon@redegazeta.com.br
Publicado em 19 de julho de 2022 às 15:05
Uma das listas mais aguardadas e celebradas do ano pelos aficionados por gastronomia acaba de sair, trazendo um restaurante paulista de inspiração caipira entre os dez melhores do mundo em 2022.
Trata-se da colocação mais alta alcançada pelo badalado A Casa do Porco, dos chefs Jefferson e Janaína Rueda, na lista "The World's 50 Best Restaurants" da revista britânica "Restaurant".
O anúncio do ranking com os 100 eleitos deste ano, em que A Casa do Porco ocupa o sétimo lugar, foi feito nesta segunda-feira (18) durante um evento em Londres.
No ano passado, o restaurante dos Rueda havia ficado em 17º lugar e, em 2019, em 39º. Em 2022, é o único brasileiro entre os 10 primeiros colocados.
Outros cinco restaurantes do Brasil ganharam uma classificação. O carioca Oteque, do chef Alberto Landgraf, ficou entre os 50 primeiros, ocupando a 47ª posição. D.O.M., de Alex Atala; Evvai, de Luiz Filipe Souza; Lasai, de Rafa Costa e Silva; e Maní, de Helena Rizzo também entraram na lista, que você confere completa no final da matéria.
O restaurante A Casa do Porco fica no Centro de São Paulo e é chefiado pelo casal Jefferson e Janaina Rueda. Seu menu-degustação inclui carne de porco e legumes provenientes de uma fazenda própria, o Sítio Rueda, no interior paulista.
Um dos carros-chefes é o Porco San Zé, assado no espeto de seis a oito horas com legumes. A carne tem maciez e suculência impressionantes, assim como a pele, que é perfeitamente caramelizada e crocante.
O 47º colocado, Oteque, localizado em Botafogo, no Rio, tem como protagonistas os pescados frescos. No menu-degustação entram criações como ravióli de lagosta e sorvete de amora com morangos, pólen fermentado e beterraba.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta