Administrador / [email protected]
Publicado em 1 de janeiro de 2022 às 02:00
Se você já visitou algum restaurante de moqueca na Praia de Meaípe, em Guarapari, provavelmente já comeu torta de coco de sobremesa. Semelhante a um pudim de claras, o doce foi adaptado de receitas antigas da doçaria brasileira pela empresária Idalina Mattos, e virou tradição na cidade.
Sócia do restaurante Gaeta, fundado em 1979 na bucólica vila de pescadores da Cidade Saúde, Idalina colocou a torta no cardápio após testar uma junção de dois preparos: o pudim de coco feito por sua mãe e um outro pudim, bem parecido, mas servido sem calda, que aprendeu com uma vizinha.
"Nos primeiros anos do restaurante, eu ainda não sabia fazer doces, e precisava colocar uma sobremesa no cardápio. Em um dia de muita chuva, lembrei do pudim de coco da minha mãe e fui para a casa de uma vizinha aprender a preparar. Saí de lá com essa ideia", conta Idalina. Hoje, a torta de coco está presente não só no Gaeta, mas em diversos redutos da cozinha capixaba.
Rendimento: 12 fatias
Tempo de preparo: 60 minutos, em média
Nível: fácil
INGREDIENTES:
MODO DE PREPARO:
Veja outras dicas saborosas em leia.ag/receitas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta