Editora de Gastronomia / ecalmon@redegazeta.com.br
Publicado em 14 de abril de 2025 às 16:36
Semana Santa no Espírito Santo tem que ter torta capixaba. É tradição na Sexta-feira da Paixão comer a versão tradicional, feita com bacalhau, mariscos, peixe, palmito nativo, cebola, alho, colorau, coentro, ovos e azeitonas, ou alguma de suas variações minimalistas.
Para exaltar esse ícone gastronômico do nosso Estado, HZ foi até a Ilha das Caieiras, que recebe o Festival da Torta Capixaba a partir de quinta (17), buscar uma receita bem tradicional, preparada pela desfiadeira de siri e chef do restaurante Mariscos da Simone, Simone Leal.
Assista ao vídeo no início desta matéria e acompanhe o passo a passo para fazer sua torta em casa. "Na receita, todos os mariscos devem ser pré-cozidos, menos o camarão, que vai cru e entra primeiro na panela", detalha a cozinheira, com mais de 30 anos de experiência. Outro segredo da torta de Simone são os ovos. "Para a cobertura, batemos primeiro as claras e em seguida colocamos as gemas, senão a torta fica branca. Tem que ser douradinha", comenta Simone.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Se você prefere encomendar o prato já pronto, confira abaixo algumas opções de restaurantes que ainda aceitam pedidos para a Semana Santa na Grande Vitória.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta