Administrador / [email protected]
Publicado em 17 de setembro de 2024 às 16:56
Um festival gastronômico vai colocar em evidência a culinária regional e os cafés especiais do Caparaó neste fim de semana, em Irupi. Lá acontece a primeira edição do Festival Gastronômico Sabores do Caparaó, de sexta-feira (20) até domingo (22), na praça central do município. A entrada é gratuita.
Além de uma praça de alimentação com pratos criados exclusivamente para o evento, o Sabores do Caparaó terá aulas-shows de culinária com os chefs Lanna Prottes, Alessandro Eller e Nagem Abikair, além de um workshop sobre cafés especiais.
O evento vai reunir cerca de 40 empreendedores, entre eles produtores de café e da agroindústria, artesãos, restaurantes locais e cervejarias artesanais.
Entre os destaques do cardápio, reina a tradicional carne de porco na lata, que compõe o arroz da chef Lanna Prottes, coberto com couve crocante e acompanhado por farofa de fubá.
Cupim defumado com batata ao murro e farofa crocante, tilápia frita e costela de porco ao molho barbecue com salada de repolho cremosa (coleslaw) também estão na lista de delícias, que custarão a partir de R$ 18.
Irupi foi o primeiro município escolhido para sediar o festival, que futuramente passará por outras cidades do Caparaó capixaba. “Vamos reunir no mesmo espaço todos os municípios que formam a região do Caparaó e mostrar o que temos de melhor. Vamos trabalhar as vocações dos municípios, já que somos referência no café, com Indicação Geográfica e vários prêmios. Também vamos mostrar a tradição tropeira, os produtos da agroindústria, valorizar a gastronomia regional”, destaca Anderson Baptista, gerente da regional Caparaó do Sebrae/ES.
SEXTA-FEIRA (20/09)
FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DO CAPARAÓ EM IRUPI
Quando: de 20 a 22 de setembro de 2024
Onde: na Praça Central de Irupi, região do Caparaó
Entrada gratuita
Realização: Instituto Panela de Barro em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Estado (Aderes), Agência de Desenvolvimento Caparaó e Associação de Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (Apec).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta