Administrador / [email protected]
Publicado em 13 de agosto de 2024 às 08:00
Nos dias frios, as receitas práticas são as melhores opções para quem não quer gastar muito tempo na cozinha. Uma boa alternativa para isso são os caldos, que além de aquecer o corpo ajudam quem não quer sair da dieta. E mais: são simples de preparar e repletos de sabor.
Abaixo, confira cinco receitas de caldos leves para os dias frios!
Em uma panela, coloque a abóbora, cubra com o caldo de legumes e leve ao fogo médio para cozinhar até o vegetal ficar macio. Desligue o fogo, espere esfriar e transfira para um liquidificador. Acrescente metade da cebola, metade do alho e um pouco de sal e pimenta-do-reino. Bata até ficar homogêneo e reserve.
Em outra panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione o restante da cebola e do alho e doure. Junte a cenoura e refogue por 5 minutos. Adicione o caldo reservado e ajuste o sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe até a cenoura ficar macia. Salpique com sementes de abóbora, gergelim e linhaça. Sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque o feijão, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Após, escorra a água, lave os grãos em água corrente e disponha em uma panela de pressão. Cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar por 20 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, espere a pressão sair e abra a panela. Transfira o feijão para um liquidificador, adicione metade da cebola e do alho e bata até obter uma consistência homogênea. Tempere com sal e reserve.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Acrescente o restante da cebola e do alho e doure. Junte os pimentões, a pimenta-do-reino e o sal e refogue por 4 minutos. Despeje o feijão sobre a mistura e mexa para incorporar. Aqueça por 10 minutos. Finalize salpicando com cebolinha e sirva em seguida.
Em uma panela, coloque a cenoura, o inhame, as folhas de mostarda e o gengibre. Cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até os vegetais ficarem macios. Desligue o fogo, espere amornar e transfira para um liquidificador. Tempere com sal e bata até obter uma consistência homogênea. Reserve.
Em outra panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Acrescente a couve-manteiga e refogue por 5 minutos. Tempere com sal e pimenta-caiena. Após, despeje os ingredientes batidos na panela e mexa para incorporar. Aqueça por 10 minutos. Finalize salpicando com salsinha e sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Junte a couve-flor e refogue por 2 minutos. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe por 25 minutos. Desligue o fogo, espere amornar e transfira para um liquidificador. Bata até obter uma consistência homogênea e passe o caldo em uma peneira. Disponha novamente na panela e leve ao fogo médio para aquecer. Desligue o fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva em seguida.
Dica: sirva decorado com couve-flor tostada e folhas de coentro.
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Acrescente a abobrinha e refogue por 3 minutos. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe por 25 minutos. Desligue o fogo, espere amornar e transfira para um liquidificador.
Bata até obter uma consistência homogênea. Disponha o caldo novamente na panela e leve ao fogo médio para aquecer. Desligue o fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva em seguida.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta