Administrador / [email protected]
Publicado em 25 de março de 2024 às 13:06
Que tal comemorar a Páscoa com um almoço especial e sem ingredientes de origem animal? A diversidade e o sabor delicioso dos pratos vegetarianos é a prova de que é possível fazer receitas incríveis e, até mesmo, recriar aquelas tradicionais.
Então, confira as receitas que separamos para você!
Em uma panela, em fogo médio, refogue no azeite a cebola e o alho até dourar. Coloque os pimentões , os tomates e o tempero baiano. Refogue mais um pouco e acrescente o leite de coco, o azeite de dendê e o molho de tomate. Ferva em fogo baixo por 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione o palmito, a azeitona e o sal e misture bem. Cozinhe por 7 minutos. Sirva com a salsinha picada e aproveite.
Coloque as batatas em uma panela, cubra com água e adicione o sal. Leve a panela ao fogo médio e cozinhe por 10 minutos, até as batatas ficarem al dente. Retire do fogo, descarte a água e deixe as batatas esfriarem. Reserve.
Em uma frigideira, coloque o azeite, leve ao fogo médio para aquecer e frite o alho-poró e a cebola-roxa até murchar. Retire do fogo e reserve. Em seguida, esfregue o alho em uma assadeira untada com azeite. Coloque as batatas na assadeira, espalhe o alho-poró e a cebola roxa por cima, salpique com alecrim e pimenta-do-reino. Regue com azeite e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 30 minutos. Retire do forno, salpique com salsinha e sirva.
Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola. Em seguida, adicione o espinafre e cozinhe, mexendo de vez em quando, até murchar. Tempere com sal e pimenta-do-reino e desligue o fogo. Deixe esfriar e reserve.
Em um recipiente, coloque o feijão e acrescente o refogado de espinafre, o gergelim e misture até obter uma massa homogênea. Modele os bolinhos com as mãos e coloque em uma assadeira untada com azeite. Leve ao forno preaquecido a 200°C por 10 minutos ou até dourar. Retire do forno, espere esfriar e sirva.
Em fogo médio, aqueça o azeite em uma frigideira grande e refogue o alho até dourar. Adicione os cogumelos, tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe até que estejam macios. Adicione o espinafre e cozinhe até murchar. Ajuste o tempero e reserve.
Em uma panela, em fogo médio, derreta a margarina, adicione a farinha e misture até obter uma pasta. Gradualmente, acrescente o leite de aveia, mexendo constantemente para não formar grumos. Tempere com sal e noz-moscada. Cozinhe até o molho engrossar.
Em um refratário, espalhe uma camada de molho branco no fundo. Cubra com uma camada de massa de lasanha, seguida de uma camada do recheio de cogumelos e espinafre. Repita as camadas até que todos os ingredientes sejam usados, terminando com uma camada de molho e polvilhando o queijo vegano ralado por cima. Adicione as folhas de manjericão.
Leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 30 minutos ou até que a superfície esteja dourada e borbulhante. Deixe esfriar um pouco antes de servir.
Em uma tigela, coloque o cuscuz e despeje a água quente. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por 5 minutos. Solte o cuscuz com um garfo, coloque na cuscuzeira e leve ao fogo a 200ºC por 15 minutos. Reserve. Em uma assadeira, coloque a abobrinha, a berinjela, a cenoura e o pimentão. Tempere com sal, pimenta-do-reino, cominho e páprica. Regue com azeite de oliva e misture bem para que os legumes fiquem bem temperados. Depois, leve ao forno preaquecido a 200 °C 20 minutos ou até que os legumes estejam dourados e macios. Em seguida, em um recipiente, misture os legumes assados ao cuscuz. Ajuste o sal e a pimenta-do-reino se necessário. Sirva com a salsinha picada.
Veja outras dicas saborosas em leia.ag/receitas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta