Conheça o chef do ES vencedor do Prêmio Nacional Dólmã 2022

Nagem Abikair, de Iúna, conquistou o primeiro lugar ao disputar com Kenia Mota, de Anchieta, e Hamilton Martins, de Itapemirim

Chef Nagem Abikair, de Iúna, conquistou o Prêmio Dólmã 2022 no Amapá

Nagem Abikair é natural de Iúna, na região do Caparaó . Crédito: Arquivo pessoal

Após se destacar entre os três finalistas capixabas do festival Enchefs Brasil, que aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de agosto em Macapá, capital do Amapá, o chef Nagem Abikair, de Iúna, conquistou o Prêmio Nacional Dólmã, apontado como o Oscar da gastronomia brasileira.

A oitava edição da premiação foi realizada no dia 15 de agosto e contemplou chefes de cozinha e cozinheiros atuantes que se destacaram no cenário gastronômico de cada estado brasileiro.

Vencedor pelo Espírito Santo, Nagem apresentou uma receita à base de frutos do mar: batata recheada com camarão e gratinada com queijo muçarela.   

Batata recheada com camarão e gratinada com queijo muçarela do chef Nagem Abikair

Prato com que Nagem tornou-se finalista do Prêmio Dólmã 2022. Crédito: Nagem Abikair/Divulgação

Os outros dois finalistas capixabas, eleitos na etapa estadual do Enchefs realizada em abril deste ano em Cachoeiro de Itapemirim, foram Hamilton Martins, de Itapemirim, e Kenia Mota, de Anchieta.

Com 20 anos dedicados à gastronomia, Nagem foi o profissional escolhido pela comissão julgadora e levou o troféu para casa.  

CHARCUTARIA E EVENTOS

Neto de libaneses e formado em Direito, Nagem Abikair pertence a uma das famílias mais tradicionais de Iúna. Atualmente, o chef produz bufês para eventos e dedica-se à charcutaria, produzindo linguiças artesanais com um toque gourmet e também torresmo de rolo e salames à moda italiana e espanhola. 

"O prêmio me trouxe um reconhecimento muito bacana, e logo recebi vários convites para fazer eventos até fora de Iúna. No futuro, pretendo abrir um novo negócio, talvez um restaurante seguindo a linha libanesa", conta o chef, que já comandou um delivery especializado em sanduíches e comidinhas árabes.   

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
Gastronomia
Viu algum erro?

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível