O espaguete à carbonara é um dos grandes clássicos da culinária italiana. Uma receita simples, com poucos ingredientes, que requer atenção em alguns pontos para a preparação correta.
Assista ao vídeo acima e aprenda tudo o que você precisa saber para chegar ao carbonara perfeito!
Em minha receita de carbonara, precisei fazer algumas adaptações, pois a original leva guanciale, que é como se fosse um bacon não defumado feito com a bochecha do porco.
O ingrediente é difícil de encontrar, por isso, você pode substitui-lo por bacon tradicional ou por pancetta. No lugar do queijo pecorino tradicional, utilizo o grana padano, que, na minha opinião, deixa a receita muito melhor.
Receita é simples mas requer cuidados especiais no preparo. Crédito: Hugo Boniolo
O primeiro segredo para fazer um carbonara de respeito é tostar levemente os grãos de pimenta do reino na frigideira para que liberem todo o seu aroma e sabor.
O segundo é, na hora de misturar as gemas com o queijo junto à massa, fazer isso já com o fogo apagado. Costumo desligar o fogo e esperar uns 30 segundos para dar continuidade à receita.
Dessa forma as gemas não cozinharão a ponto de coagular, e você evitará como resultado um espaguete com ovo mexido. Por fim, sugiro utilizar um pouco da água do cozimento da massa para dar ainda mais cremosidade ao prato.
INGREDIENTES:
- Meio pacote de espaguete
- 80g de queijo grana padano
- 4 gemas de ovo caipira
- 150g de bacon ou pancetta
- Pimenta-do-reino a gosto
Este vídeo pode te interessar
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível