Linguiça e pão de alho artesanal do Empório Fiorotti, um dos expositores da feira Sabores da Terra Crédito: Divulgação/Assessoria da Feira Sabores da Terra
Conhecida por reunir em um só lugar várias delícias gastronômicas do Espírito Santo, a tradicional Feira Sabores da Terra retorna à Praça do Papa, nesta quinta (11), com itens a partir de R$ 5. Até domingo (14), será possível conferir artigos de mais de 130 produtores capixabas, entre itens de gastronomia, artesanato e plantas, com entrada gratuita para o evento.
Para este final de semana, alguns expositores trazem novidades, como: uma competição para acertar o tamanho de umalinguiça de metro, uma baguette de costela e um cotelonnne, produto exclusivo inspirado em um embutido italiano. Os famosos minitombos de polenta e papa também estão garantidos na programação.
Na sexta (12), às 19h, será realizado um cortejo com dois fogões pelos estandes do evento para a realização do minitombo de polenta. Quem estiver presente, poderá degustar gratuitamente o prato servido com molho logo após o tombo. Já no sábado (13), também às 19h, será realizado o minitombo de papa, para os fãs do doce. Diferente da degustação da polenta, serão comercializados 300 quilos da iguaria em porções de R$ 12.
NOVIDADES
Entre as novidades nesta edição da feira, uma deliciosa brincadeira. Direto de Fundão, o empresário Adriano Ramos, da Produtos Morada Nova, vai preparar uma linguiça fina na tripa para seus clientes adivinharem o tamanho. Quem levar algum dos produtos no estande, receberá um cupom onde dará um palpite sobre o tamanho da peça. No sábado (12), o embutido será medido e o vencedor será anunciado, levando para casa a linguiça gigante.
Ainda nos estandes, é possível conferir um produto "diferentão". Já ouviu falar no cotelonne? É um embutido criado em Nova Venécia, sendo uma adaptação do tradicional zampone italiano - um embutido de pé de porco. A receita é da Dom Carloni feita à base de porco, vinho tinto seco e especiarias.
Na praça de alimentação, um dos produtos que chama atenção é uma baguete de costela feita pelo Empório Fiorotti, que ainda oferece traz linguiças artesanais, pães de alho e bolinhos de costela no cardápio. Já quem é fã de frutos do mar, poderá encontrar no espaço da famosa casquinha de siri à mariscada completa.
Baguete de costela do Empório Fiorotti, à venda na Sabores da Terra Crédito: Empório Fiorotti
A Feira Sabores da Terra conta com estandes dispostos em três áreas: o Espaço Garden é voltado para exposição de flores, plantas, cafés especiais, trabalhos manuais, arranjos e enfeites; o Espaço Cidade Solidária, pensado para a valorização da economia solidária; e o Espaço MEI, destinado à valorização dos microempreendedores individuais.
“O principal objetivo da Feira Sabores da Terra é promover trocas culturais, gastronômicas e artísticas entre o campo e a cidade, de forma acessível para que atinja um elevado número de pessoas. É um evento que impulsiona a valorização de produções ricas no DNA capixaba, que contam nossa história e que devem ser valorizadas”, ressalta Ademir Dadalto, organizador do evento.