Editora de Gastronomia / ecalmon@redegazeta.com.br
Publicado em 14 de abril de 2025 às 13:53
- Atualizado há 8 dias
Tradição durante a Semana Santa em Vitória, o Festival da Torta Capixaba na Ilha das Caieiras começa na quinta-feira (17) e vai até o Domingo de Páscoa (20), com barraquinhas repletas de quitutes de frutos do mar e uma programação cultural com diversas apresentações musicais. O evento é aberto ao público.
O festival vai acontecer das 9h30 às 18h nos quatro dias, com destaque para a estrela do feriado no Espírito Santo, a torta capixaba. Feita na panela de barro, a receita tradicional é composta por bacalhau dessalgado, caranguejo, siri desfiado, camarão cozido, palmito natural, tomates, ovos, cebolas e coentro.
Bobó de camarão, moqueca capixaba, pastel de siri e empada de camarão completam o cardápio da festa, cujas opções terão preços variados. "Vai ter torta mais baratinha, a partir de R$ 20 reais, até as mais elaboradas. O preço médio do quilo praticado é R$ 180. Aí os valores vão mudando de acordo com o tamanho da torta", explica o presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiros da Ilha das Caieiras e Grande São Pedro (Aspemade), Wellington Júnior.
Além das 35 barracas de expositores, 12 restaurantes da Ilha das Caieiras participam do evento com uma ampla oferta de receitas capixabas. A programação cultural contará com 11 atrações musicais regionais (veja programação no final desta matéria).
A Rua Felicidade Correa dos Santos, que concentra a estrutura do festival, ficará interditada, e serão feitos desvios no trânsito local para ruas próximas. A PMV informa que algumas vagas de estacionamento serão disponibilizadas no Campo do Racing.
A edição deste ano traz ainda uma novidade: a Paróquia de São Pedro vai realizar uma missa especial no palco principal do Festival da Torta Capixaba, na Nova Orla de São Pedro, às 5h de domingo (20).
Quinta-feira (17/04)
FESTIVAL DA TORTA CAPIXABA 2025
Quando: de 17 a 20 de abril, das 9h30 às 18h
Onde: Ilha das Caieiras, na Grande São Pedro (Rua Felicidade Correia dos Santos/Nova Orla de São Pedro), Vitória
Entrada gratuita
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta