Editora de Gastronomia / ecalmon@redegazeta.com.br
Publicado em 18 de julho de 2023 às 16:28
Pastel com caldo de cana é um clássico da comida de beira de estrada no ES, e os viajantes encontram em Ibiraçu, 70 quilômetros ao norte de Vitória, as pastelarias mais famosas da BR-101 em solo capixaba. Para celebrar essa tradição, a cidade recebe o 2º Festival do Pastel e Caldo de Cana, de 20 a 22 de julho.
A festa, na capital do pastel, vai acontecer no Centro de Eventos César Rosalém, parque de exposições que sediava o Rodeio de Ibiraçu, e a entrada é gratuita. Quem for ao local vai poder experimentar mais de 30 sabores da iguaria, que vão desde frango, carne e queijo até recheios inusitados e versões doces da iguaria.
Além dos pastéis fritos na hora e do caldo de cana fresquinho, os visitantes também vão encontrar na praça de alimentação opções de hambúrguer, pizza, massas, petiscos e pratos variados.
Espaços com venda de doces, biscoitos, chocolates artesanais, cafés especiais, gelatos, cachaças, drinques e vinhos também farão parte do evento, que terá circuito de cervejas capixabas com as cervejarias I Lupi, Três Torres, Azzurra, Pedra Beer, Vikings e Moro.
O festival também contará com aulas-show de chefs locais e apresentações musicais que vão da viola caipira ao jazz, passando pelo rock nacional e pela MPB. Veja a programação completa no final da matéria.
A tradição do pastel com caldo de cana em Ibiraçu começou nos anos 1960, quando Gilberto Rosalém, já falecido, foi pioneiro na produção de pastéis no município ao abrir sua lanchonete, a Califórnia.
“São 63 anos produzindo pastéis, que vão desde os mais simples até os sofisticados. Nosso objetivo é atender o gosto do cliente, sempre mantendo a qualidade do produto e proporcionado segurança alimentar para quem está viajando”, afirma um dos filhos de Gilberto, Gilberto Rosalém Júnior, que hoje está à frente do negócio com os irmãos e dará uma aula-show no sábado (22), às 20h.
Outra rede de pastelarias famosa na região, a Parada Ibiraçu, levará para o evento seus pastéis coloridos - o vermelho, feito com massa de pimenta; e o verde, com massa de cebola e salsa - e versões da iguaria com massa integral e de chocolate.
Os recheios podem variar entre moqueca de camarão, carne seca com catupiry e bacalhau com palmito, com a opção de borda recheada com catupiry ou cheddar. Na ala dos doces, destaque para o de morango com Nutella e o de Serenata.
“Minha expectativa é muito grande para o evento, já que a cidade vem se consolidando cada vez mais como a capital estadual do pastel e do caldo de cana. Isso torna o destino um passeio maravilhoso de fim de semana, já que temos o Buda Gigante e outras atrações, como o Caminho da Sabedoria. Estamos fazendo o possível para surpreender os visitantes durante o festival", pontuou Thiago Pignaton, proprietário da Parada Ibiraçu.
QUINTA-FEIRA (20/07)
2º FESTIVAL DO PASTEL E CALDO DE CANA DE IBIRAÇU
Quando: de 20 a 22 de julho
Onde: Centro de Eventos César Rosalém (Parque de Exposições), Centro, Ibiraçu
Horários: quinta (20) e sexta (21), a partir das 18h; sábado (22), a partir das 14h
Entrada gratuita
Realização: Instituto Panela de Barro com apoio da Prefeitura de Ibiraçu, da Aderes, do Sebrae-ES e do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da secretaria de Desenvolvimento.
Com informações da assessoria de imprensa da Aderes.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta