Publicado em 30 de agosto de 2022 às 20:23
Realizada desde 2017, a Pommer Broud Fest chega à sua quarta edição em Laranja da Terra, após um hiato de dois anos no auge da pandemia. As principais atrações do evento, que acontece de quarta (31) a domingo (4), são o 16º Festival de Concertina e a preparação do maior brote do mundo.
Grande estrela dos festejos, o brote é um pão feito tradicionalmente com farinha de milho e tubérculos, consumido no ES desde a época em que os primeiros pomeranos chegaram à região sudoeste das montanhas capixabas, no século 19. Sua versão gigante, que em 2019 ultrapassou a marca de 500 quilos, começará a ser produzida na manhã de sábado (3).
A tradicional iguaria será preparada por um grupo de voluntários, moradores da cidade, que durante sua feitura costumam cantar músicas em pomerano. Na tarde de sábado, o pão gigante sairá em um cortejo pelas ruas de Laranja da Terra e será cortado e distribuído para degustação no dia seguinte.
Durante quatro dias, a Pommer Broud Fest vai resgatar outras tradições pomeranas com desfiles, apresentações de dança, café colonial, a típica cerimônia de quebra de louças e eleição da rainha e das princesas pomeranas.
O encerramento, no domingo, será marcado pelo festival de concertina, das 9h às 17h. As principais atrações da festa, que é aberta ao público, se concentram na Praça Carlos Tesch, no Centro de Laranja da Terra.
QUARTA-FEIRA - 31/08
4ª POMMER BROUDFEST E 16º FESTIVAL DE CONCERTINA
Quando: de 31 de agosto (quarta) a 4 de setembro (domingo)
Onde: Praça Carlos Tesch, no Centro de Laranja da Terra
Atrações: desfiles, concursos, shows musicais, apresentações de dança e a preparação do maior brote do mundo, entre outras
Entrada gratuita
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta