Redes Sociais

Minitombo da polenta faz sucesso no último dia do Fest Gastronomia 2024

A tradição, cultivada pelos imigrantes italianos, fez sucesso no último dia do principal evento de gastronomia do estado

Imagem de perfil de Guilherme Sillva

Guilherme Sillva

Editor do Se Cuida / [email protected]

Publicado em 16 de novembro de 2024 às 17:30

Minitombo da polenta no Fest Gastronomia 2024
Minitombo da polenta no Fest Gastronomia 2024 Crédito: Arthur Louzada

A tradição se repetiu! Pelo segundo ano, um dos pontos altos do Fest Gastronomia, foi o minitombo da polenta. A tradição, cultivada pelos imigrantes italianos, fez sucesso no último dia do principal evento de gastronomia do estado, que acontece neste sábado, no Clube Álvares Cabral, em Vitória.

O minitombo da polenta foi realizado pela Associação Festa da Polenta (Afepol), de Venda Nova do Imigrante, com a participação dos membros da cantarola do Coral Santa Cecília, que completa 80 anos de trabalho com música sacra e do folclore italiano. "São músicas dos nonnos que vieram da Itália", conta Tarcísio Caliman, presidente da Afepol.

Minitombo da polenta no Fest Gastronomia 2024 por Arthur Louzada

Os integrantes cantaram músicas que exaltam a herança cultural italiana. O evento também teve o 'polentamóvel' com comidinhas típicas como a polenta brustolada, linguiça da roça e queijo. A rainha e as princesas da Festa da Polenta também participaram da festa.

Sara Vazzoler veio de Castelo para curtir o show da banda Blitz. "Acompanho a banda há alguns anos e nunca tive a oportunidade de assistir ao show, então fiquei muito feliz quando soube da apresentação em Vitória. Cheguei cedo para passar o dia e experimentar as comidas de alguns restaurantes. Sou descendente de italianos e adoro polenta". 

Sara Vazzoler
Sara Vazzoler aproveitou o evento para comer a polenta de Venda Nova do Imigrante Crédito: Guilherme Sillva

Já Marilene Paschoa, e Vila Velha, também aproveitou na tarde de sábado no Fest Gastronomia. Ela também foi para ver a banda Blitz, além de assistir aulas dos chefs no auditório Senac/Fecomércio, com vista para a Baía de Vitória. "A banda me traz uma memória afetiva. E como cheguei cedo estou vendo a apresentação do minitombo da polenta, é uma cultura muito linda. A polenta está maravilhosa", contou. 

Marilene Paschoa curtiu o último dia de Fest Gastronomia por Guilherme Sillva

Já o casal Ana Paula e Luciano Ferreira chegaram pela manhã para aproveitar o evento pela primeira vez. "Vim conhecer o evento e experimentar a gastronomia de alguns restaurantes. Eu adoro polenta", contou ela. 

Polenta com molho à bolonhesa e queijo parmesão

A iguaria teve cerca de três horas de preparo. "São cerca de 110kg, o que deu algo em torno de 500 porções", explica. Quem esteve presente, teve a oportunidade de degustar o prato típico da cidade da Região Serrana. Foram servidas porções com molho à bolonhesa e queijo parmesão ralado. 

Tarcisio Caliman conta que comer polenta é uma tradição centenária entre os imigrantes italianos capixabas. "A polenta sempre foi o alimento para encher a barriga. Comia-se polenta pela manhã com leite, no almoço e no jantar. E o nonno falava: 'Se você não comer polenta, não vai crescer'", recorda.

Ele conta que, para a comunidade italiana, é muito importante poder participar de eventos de gastronomia. "Para nós, é muito importante divulgar e difundir nossa cultura. E manter viva a chama, promover o turismo, além de fortalecer a economia do município", diz Tarcisio Caliman. 

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação