Administrador / [email protected]
Publicado em 4 de setembro de 2024 às 05:00
O mais famoso prato da culinária do Espírito Santo vai ganhar novamente sua maior versão feita em panela de barro durante o 8º Festival da Moqueca Capixaba. Mas o evento gastronômico, realizado entre 5 e 8 de setembro no balneário de Castelhanos, em Anchieta, terá outros pratos curiosos, como um Hot Philadelphia também feito de moqueca.
Para cozinhar a moqueca capixaba gigante, que depois de pronta terá 600 quilos, será necessária uma panela de tamanho especial, confeccionada pela Associação das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória. O recipiente terá 1,15 metro de diâmetro.
A preparação da moqueca vai levar aproximadamente 300 quilos de peixe cherne, 180 quilos de tomates maduros, 90 kg de cebola, 3 kg de alho, 60 litros de azeite de urucum, 600 maços de coentro, 300 maços de cebolinha, 1 litro de suco de limão e sal a gosto.
Durante o evento, os visitantes poderão comprar uma minipanela de barro no valor de R$ 50, que será servida com uma porção da moqueca acompanhada de arroz e pirão. Mais de 6 mil pessoas são esperadas no festival.
"Nós escolhemos a moqueca como prato principal do evento porque ela é o ícone da culinária capixaba. Então, nós vimos um potencial não só econômico, mas também de turismo, porque quando começamos a nossa ideia era só movimentar o balneário. Porém, ficou tão grande que hoje nós temos esse festival como o maior evento do Balneário de Castelhanos", explicou Néia Dalbon Porto, presidente da Associação Castelhanos em Ação, organizadora do evento.
Nos últimos três anos, o evento tem surpreendido os paladares aventureiros com pratos inusitados. As receitas incluíram pastel e hambúrguer, ambos feitos de moqueca. Este ano, a inovação ficou por conta de uma parceria com um restaurante japonês, que combinou o tradicional prato da culinária capixaba com toques da gastronomia oriental.
A novidade deste ano é o Hot Philadelphia de moqueca de camarão, especialmente para o evento. O prato é uma fusão entre a moqueca de camarão capixaba com shari (arroz utilizado no preparo de sushi), alga nori e cream cheese.
"O maior desafio que encontramos para preparar esse novo hot foi a elaboração de uma moqueca mais consistente para utilizar como recheio do sushi e a nivelação dos sabores entre os temperos, o camarão e o arroz", revelou Fabio de Almeida, proprietário do Taiyo Sushi Bar.
O hot de moqueca será lançado no dia 5 de setembro (quinta-feira), no estande do restaurante no festival. Depois, o prato será adicionado ao cardápio oficial do estabelecimento.
5/09 (QUINTA-FEIRA)
8º FESTIVAL DA MOQUECA CAPIXABA
Quando: de 5 a 8 de setembro de 2024
Onde: na Avenida Beira-mar, no balneário de Castelhanos, em Anchieta
Entrada gratuita
Mais informações: (27) 98888-3593.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta