Redes Sociais

Nhoque da fortuna: veja receita para atrair sorte e prosperidade

Aproveite a tradição celebrada no dia 29 de cada mês para fazer um saboroso nhoque caseiro ao molho sugo com manjericão

Publicado em 29 de maio de 2024 às 11:37

Nhoque ao molho sugo
Nhoque ao molho sugo com manjericão é a dica do HZ para este dia 29/05  Crédito: Tramontina/divulgação

Se você curte uma boa massa, nhoque é uma ótima pedida, em especial no dia 29 de cada mês. É que para essas ocasiões existe uma simpatia que pode trazer fartura, conhecida como nhoque da fortuna ou nhoque da sorte (conheça a história abaixo). 

O ritual do nhoque para atrair sorte e dinheiro funciona assim: coloque uma moeda ou cédula de qualquer valor embaixo do seu prato de nhoque e coma, de pé, as primeiras sete unidades da massa, enquanto mentaliza seu pedido por prosperidade.

Para lhe inspirar neste dia 29 de maio, separamos uma receita de nhoque de batatas ao molho sugo com manjericão. Aproveite!

Simpatia surgiu na Itália inspirada em santo católico

A tradição do nhoque da fortuna tem origem na Itália e começou no século IV, inspirada na história do santo católico São Pantaleão. Caminhando maltrapilho e faminto por um vilarejo, o homem, em certa ocasião, parou em frente a uma casa humilde, em busca de alimento. O andarilho foi acolhido pela família residente no local. Mesmo com pouca comida à mesa, os moradores dividiram o que tinham, e na refeição foram servidos sete pedaços de nhoque para cada conviva. Quando o Pantaleão foi embora da casa, o patriarca percebeu que havia diversas notas de dinheiro embaixo dos pratos. Assim, surgiu a lenda de que comer nhoque no dia 29 de cada mês atrai sorte e prosperidade. 

Imagem do Autor

NHOQUE DE BATATAS CASEIRO

Ingredientes: 

  • 500g de batatas brancas ou vermelhas
  • 175g de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • Sal a gosto
  • Pitada de noz-moscada (opcional).

Modo de preparo:

  1. Lave as batatas e ferva-as por cerca de 30 minutos ou até ficarem bem macias. Escorra e deixe esfriar um pouco, depois descasque e amasse ainda quentes. Recolha o purê na bancada de trabalho e junte a farinha e o sal (e noz-moscada, opcional).
  2. Abra o ovo e misture com os ingredientes, primeiro com um garfo e depois com as mãos, trabalhando a mistura até obter uma massa macia e não pegajosa. Coloque farinha até dar o ponto da massa.
  3. Quando a massa estiver pronta, corte-a em 4 a 5 porções na superfície de trabalho enfarinhada. Pegue cada porção e amasse-a enrolando-a para obter salsichas longas com uma espessura de pouco mais de um dedo. Corte-os em pedaços de alguns centímetros de largura.
  4. Continue da mesma forma até terminar toda a massa. Agora, pegue os pedaços obtidos, arredonde-os na palma da mão e passe-os um de cada vez nas pontas de um garfo, pressionando levemente com o dedo, de modo a obter o clássico ligeiramente de forma côncava e listrada. 
  5. Transfira-os aos poucos para um recipiente plano bem enfarinhado, tendo o cuidado de arrumá-los sem sobrepor uns aos outros. Os nhoques de batata já estão prontos para serem cozidos e em seguida temperados no molho de acordo com a receita. Você também pode congelá-los, mas lembre-se: quando decidir prepará-los, coloque-os em água fervente ainda congelados.

MOLHO DE TOMATE COM MANJERICÃO

Ingredientes: 

  • 500g de passata de tomates
  • 1 lata de tomate pelado
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola
  • 1 maço de manjericão fresco
  • Queijo parmesão ralado, sal, pimenta e azeite de oliva a gosto.

Modo de preparo:

  1. Descasque a cebola e o alho, pique finamente a cebola e mantenha o alho inteiro. Abra a lata dos tomates pelados e retire as sementes e o caule, pique grosseiramente.
  2. Em uma panela, tempere o azeite com o alho inteiro, adicione a cebola e cozinhe até ficar transparente em fogo médio. Retire os dentes de alho e junte os tomates picados, a passata de tomates, sal e pimenta a gosto. Cozinhe por cerca de 30 minutos em fogo médio e panela tampada. No final do cozimento, adicione as folhas de manjericão picadas.
  3. Coloque os nhoques para cozinhar e assim que estiverem boiando na água fervente, vá coando e colocando dentro da panela com o molho.
  4. Quando os nhoques forem incorporados ao molho, evite mexer energicamente para não desfazer nenhum nhoque. Basta uma girada no molho e está pronto.
  5. Sirva imediatamente finalizando com queijo ralado e folhas de manjericão frescas no prato.

Rendimento: de 4 a 6 porções 
Tempo de preparo total: 60 minutos
Tempo de cocção: 30 minutos
Nível: médio
Fonte: Tramontina

Veja outras dicas saborosas em leia.ag/receitas

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação