Administrador / [email protected]
Publicado em 30 de maio de 2023 às 16:47
Situada entre os distritos de Boapaba e Baunilha, a Rota da Pereveca propõe uma viagem repleta de histórias e sabores pelas raízes da imigração alemã em Colatina, Noroeste do Espírito Santo. A pereveca é um pão de origem alemã com formato de rocambole e recheio de banana assada, amendoim torrado, noz-moscada, cravo, canela e cachaça.
O próximo passeio pelo circuito, criado pela prefeitura do município para receber turistas que desejam conhecer a iguaria e a região, vai acontecer no domingo, 4 de junho, com saída às 7h30 após o trevo de Baunilha.
O roteiro conta ao todo com seis paradas e inclui opção de café da manhã e almoço, pagos à parte, somente com dinheiro em espécie. O ponto de partida é o sítio Vovô Arlindo, no Córrego Jacarandá, em Boapaba.
De lá, a viagem segue até o Córrego Santinho, onde fica o Casarão dos Nippes, construído há mais de 100 anos. A residência pertencia a uma família alemã que veio para o Brasil em busca de oportunidades e estampa em suas paredes pinturas em afresco, todas originais.
O percurso continua por Povoação de Baunilha, passando pelo Viveiro Berço das Árvores e pelo sobrado da família Frassi, chegando à Igreja de Santo Antônio, onde aos domingos a tradição do povoado é ouvir as badaladas do sino, logo pela manhã.
A última parada da Rota da Pereveca é o Córrego da Lage, onde os visitantes podem apreciar a culinária local, incluindo, claro, a pereveca. Na comunidade será servido almoço (R$ 35 por pessoa) e haverá exposição de produtos regionais.
ROTA DA PEREVECA
Quando: 4 de junho de 2023 (domingo)
Onde: saída às 7h30 após o trevo do distrito de Baunilha, em Colatina
Mais informações: www.colatina.es.gov.br.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta