No vídeo de hoje eu conto para que serve e como se utiliza o decanter, um acessório muito útil e importante para os apreciadores de vinhos.
O decanter tem duas funções: a primeira delas, como o próprio nome já diz, é decantar, ou seja, separar a parte sólida da parte líquida no vinho.
Especialmente nos vinhos envelhecidos, é comum que existam borras no fundo da garrafa. Elas não fazem mal à saúde, porém não são nada agradáveis no momento da degustação.
A segunda função do decanter é aerar o vinho, permitir que ele "respire". Ao colocarmos no decanter, o oxigênio entra em contato com a bebida e "abre" os componentes aromáticos que estavam ali adormecidos.
No caso dos vinhos mais antigos, guardados há muito tempo, o utensílio tem a função de trazê-los "de volta à vida”, evidenciando seus aromas da melhor forma.
Quanto tempo o vinho deve ficar em um decanter? Isso depende da idade e da complexidade aromática de cada rótulo. Mas em geral, de 45 minutos a duas horas já é um bom intervalo.
O decanter é muito usado na hora de servir vinhos envelhecidos. Crédito: Shutterstock
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível