
Cervejas do estilo IPA exaltam o lúpulo e suas características . Crédito: Shutterstock
Quem é cervejeiro sabe que, ao mesmo tempo em que as cervejas IPA colecionam uma legião de admiradores, também acumulam um bocado de haters que torcem o nariz para cervejas lupuladas.
Porém, existe um, digamos assim, subestilo de IPAs que tende a ser mais democrático e conquista paladares menos tolerantes ao amargor: o Session IPA.
Em uma definição simples, podemos afirmar que todas as cervejas classificadas como session são versões do mesmo estilo base, mas com teor alcoólico reduzido e características de olfato e paladar suavizadas.
Por exemplo: uma Session IPA é uma India Pale Ale sim, senhor, mas com teor alcoólico geralmente abaixo dos 5% e com sabores e aromas mais delicados, o que a torna mais fácil de beber e de agradar a uma maioria.
Mas não se engane, pois seu amargor ainda é acentuado, afinal de contas, estamos nos referindo ao estilo que exalta o lúpulo e todas as suas características. Se não for amarga, não é IPA. Simples assim.
As Session vão na contramão das Double, Triple e Imperial IPAs, cervejas consideradas extremas, como já mencionei aqui. Sou uma grande defensora das Session IPA justamente porque elas são feitas para momentos leves que pedem refrescância extra e um certo borogodó.
E digo mais: sempre tenho pelo menos uma Session IPA em minha cervejeira. Por isso, sugiro aqui quatro dos meus rótulos queridinhos para você provar.
-
1
Bodebrown Trooper Iron Maiden Aces High Session IPA (Brasil)
Cervejaria Bodebrown e Bruce Dickinson - Não, você não leu errado. Essa cerveja foi criada pela cervejaria curitibana em parceria com ninguém menos que Bruce Dickinson, lendário frontman do Iron Maiden. E como se isso já não fosse motivo suficiente para brindar com esse rótulo, essa Session IPA encanta com suas notas cítricas e com a leveza de 4,6% de ABV.
-
2
Hocus Pocus Os Amantes Session IPA (Brasil)
Cervejaria Hocus Pocus - Essa aqui eu bebi na fonte há umas semanas, em um dos tap bars da cervejaria carioca. Ela tem o corpo leve (o que é a melhor pedida para esses dias quentes do verão), notas cítricas e frutadas, como maracujá e limão, e drinkability nas alturas.
-
3
Goose Island Midway Session IPA
Cervejaria Goose Island, Ambev - Quando a estadunidense Goose Island pousou no Brasil, não demorou muito tempo para que a Midway se tornasse uma das cervejas da marca mais consumidas por aqui. Fácil de achar e ainda mais fácil de beber, essa delicinha tem apenas 4,1% de ABV e um aroma de frutas tropicais mais que agradável.
-
4
Eisenbahn Hilda Session IPA
Cervejaria Eisenbahn/Grupo Heineken - E por falar em cerveja acessível, eu não poderia deixar de fora a minha favorita dessa cervejaria catarinense. Sua receita pertence ao mestre-cervejeiro Claudio Botelho, vencedor da edição de 2019 do reality Eisenbahn Mestre-Cervejeiro. A Hilda tem 4,6% de teor alcóolico e, definitivamente, marca presença na minha adega.
Este vídeo pode te interessar
Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de HZ.
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível